O projeto foca em três esferas que ainda representam um impedimento para empreendedoras do ramo: iniciativas de crédito, formação e visibilidade
Após realizar uma pesquisa inédita que analisou o mercado gastronômico pelo recorte de gênero, evidenciando os desafios das profissionais do setor para ocupar posições de liderança, a Ambev, através da Stella Artois, buscou alternativas para enfrentar o problema. Assim, o projeto Juntas na Mesa foi proposto como um passo importante rumo a conquista da equidade de gênero no setor.
A pesquisa realizada em parceria com a Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, mostrou que muitas profissionais que trabalham na gastronomia no Brasil sonham em ter o próprio negócio, mas encontram dificuldade na obtenção de crédito. Já no campo de formação, a pesquisa aponta que quase metade das mulheres (45%) busca por algum tipo de profissionalização, mas esbarram na falta de tempo e dinheiro.
A visibilidade e reconhecimento também é um impedimento. Segundo o estudo, um terço das participantes acreditam que as mulheres não conseguem crescer na gastronomia porque não são ouvidas pelos chefes homens. Cerca de três em cada dez profissionais também já sofreram discriminação de gênero ou pensaram em mudar de profissão por falta de oportunidade. O levantamento está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD, 2019), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país (Chefs Pencil, 2022).
Saiba detalhes das três ações propostas
Observando esses dados, o projeto oferecerá soluções digitais para facilitar a gestão financeira através do BEES Bank. Com essa parceria, foram disponibilizadas ofertas de crédito de até R$60 mil reais para até 1.000 empreendedoras, sujeitos à análise individual de crédito. Os cadastros via Juntas na Mesa terão prioridade, com uma equipe dedicada exclusivamente a acelerar o processo.
Já a ação focada na profissionalização nasceu da união entre Stella Artois e a ONG Gastromotiva e vai desenvolver habilidades socioemocionais para a inclusão no mercado. As aulas serão online, com disciplinas como Economia Doméstica, Reaproveitamento de Alimentos e Educação Financeira, entre outras. As inscrições serão abertas ainda neste ano e as aulas deverão acontecer em 2023.
A estratégia para dar visibilidade às profissionais é uma das mais impressionantes: destina toda a estrutura que era da Stella para o projeto. Ou seja, todas as oportunidades de comunicação e de divulgação da cerveja, agora são da Juntas na Mesa.
“Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Nossa iniciativa é uma plataforma de transformação social de longo prazo, visando deixar um legado positivo na vida de milhares de mulheres, por muitas gerações”, destaca a diretora de marketing de Stella Artois, Mariana Porto.
E não acabou, em oposição à expressão “comfort food”, que é reconhecida na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto, a Stella criou uma experiência gastronômica chamada Uncomfortable Food, na qual os desconfortos vividos pelas mulheres na profissão são traduzidos em um menu autoral assinado 100% por chefs mulheres. Cada prato é uma reflexão sobre o cenário atual e um convite à mudança. A experiência foi criada com o apoio de profissionais referência no segmento, como Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral.
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Foto: Canva.