Juiz de Fora pode ter quase cem candidatos a deputado estadual e federal

Juiz de Fora deve ter quase cem candidatos a deputados e deputadas federal e estadual. Atentem-se ao verbo “deve”. Isso porque nem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgam a relação de candidatos por domicílio eleitoral. Os dados eram públicos até as eleições de 2018. Agora, no entanto, a Justiça Eleitoral alega que “a informação do domicílio eleitoral é considerada um dado pessoal, cuja divulgação não pode ser feita, em razão das restrições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”. A interpretação reduz a transparência aos eleitores, que têm menos informações para embasar seus votos.

Para tentar contornar a ausência da informação, a Tribuna fez um cruzamento dos nomes dos 35.343 eleitores filiados a partidos políticos com domicílio eleitoral em Juiz de Fora com a relação de candidatos divulgada no sistema do TSE. O cruzamento de dados chegou, inicialmente, a um número de 45 candidatos e candidatas a deputado (a) federal e de 53 candidatos e candidatas a deputado (a) estadual.

Desta maneira, esta primeira análise aponta até 98 candidaturas na cidade. O número, porém, pode variar para mais ou para menos, uma vez que o cruzamento pode identificar homônimos ou mesmo não identificar um candidato por diferenças na grafia ou na acentuação entre os dois bancos de dados.

Reeleição

Vale destacar que entre os sete deputados eleitos por Juiz de Fora, cinco vão tentar a reeleição. Exercendo mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Betão (PT), Delegada Sheila (PL) e Noraldino (PSC) têm domicílio eleitoral e estão entre os 66 dos 77 deputados estaduais que vão tentar a reeleição nas eleições de outubro. Da mesma forma, os deputados federais juiz-foranos Charlles Evangelista (PP) e Júlio Delgado (PL) também vão tentar renovar seus mandatos.

Continue lendo a notícia na Tribuna de Minas, associado AMIRT.

Pesquisar