Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensifica fiscalização dos postos de combustíveis em Uberaba e região. A ação está acontecendo durante nesta semana e visa combater fraudes em bombas medidoras. Irregularidades foram encontradas em alguns estabelecimentos.
O objetivo da operação é detectar esquemas que fraudam a quantidade de combustível que sai das bombas, gerando prejuízo aos consumidores e ganho para as organizações criminosas. A operação teve o envolvimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), Ministério Público (MPMG) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG).
O gerente do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, esclarece que, atualmente, a fraude no equipamento é realizada por meio de um microprocessador (chip) que altera o giro da bomba de combustível e, consequentemente, o valor a ser pago. Por meio dessa manipulação, quando a equipe de fiscalização do Ipem-MG chega ao posto, o mecanismo de fraudação na bomba pode ser desligado a distância por dispositivos eletrônicos.
“Visitamos os postos de forma aleatória e por meio de denúncias recebidas. Até o momento encontramos algumas bombas com vazamento, o que acarretou a interdição do equipamento e outros erros, como má estado de conservação. Nos instrumentos que apresentaram irregularidade, além da interdição, foram gerados auto de infração e processo administrativo”, diz.
O Ipem-MG alerta o consumidor a se atentar com os postos de combustíveis cujos preços se mostram muito mais baratos em relação à grande maioria. Em algumas situações, os revendedores não vão entregar a mesma quantidade de litros pelos quais o consumidor pagará. “Todo posto deve ter disponível uma medida materializada de consumo de 20 litros, caso o consumidor desconfie da quantidade entregue, pode solicitar ao posto a medição e conferir a quantidade de combustível”, afirma.
Consumidor. Para marcar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado ontem, o Ipem-MG e a ANP realizaram ação educativa para esclarecer dúvidas da sociedade em um posto de combustível em Uberaba.
Postado originalmente por: JM Online