São quatro invenções patenteadas, duas na área automotiva e outras duas na área de cuidados com as unhas; anti-arranhos em rodas de carros e lixa de unha 3 em 1
Muitos motoristas já piscaram farol para outros carros nas estradas a fim de comunicar algum objeto na rodovia ou até mesmo usaram a buzina e fizeram gestos com as mãos para evitar acidentes. No trânsito uma frase bastante utilizada é: “Dirija para você e para os outros condutores“, para manter o tráfego correto e sem imprevistos.
Minas Gerais tem a maior malha viária do Brasil. Cruzam no estado a BR-262, BR-101, BR-381 e BR-040. Pensando em segurança nas rodovias, o inventor Paulo Gannam, de São Lourenço, no Sul de Minas, criou um equipamento que envia mensagens curtas de áudio e texto para outros motoristas sem estarem conectados na internet.
A ideia surgiu depois de uma abordagem policial na estrada, devido a um farol queimado. “Eu estava desatento e não tinha percebido o problema. Mas foi a partir desta situação que tive a ideia de criar um produto específico para que eu pudesse ser informado e informar os outros de problemas que deveríamos saber com a maior antecedência possível” explica.
O dispositivo tem botões associados por problemas relacionados ao veículo, como farol queimado, porta entreaberta. Cada um deles tem uma mensagem pré-gravada para enviar o alerta ao outro condutor, isso sem tirar a atenção do motorista.
“Quanto mais os motoristas se condicionem a usar o sistema, mais informações serão geradas, resultando em mais dados para formulação de políticas públicas e campanhas de educação no trânsito, além de correção eficiente dos problemas” diz Gannam.
Integrar a comunicação é importante, de acordo com Paulo. “Outro objetivo do sistema é criar um clima amistoso e de cooperação que vá além da dependência de internet. A infinidade de recursos disponíveis nos atuais aplicativos de trânsito torna a comunicação menos frequente e mais perigosa“.
Paulo Gannam é formado em jornalismo e há seis anos se especializou em desenvolvimento de novos produtos e invenções. Ele tem mais de 800 descrições de novos produtos sem patentes à espera de patrocinadores. As invenções podem ser conferidas no site paulogannam.wordpress.com.
A.W