Instituições financeiras poderão reduzir limite de crédito aos clientes

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu na última terça-feira (29) que as instituições financeiras poderão acelerar o processo de redução de limite de crédito a clientes com maior risco de inadimplência.

De acordo com o CMN, a medida faz se necessária para que os bancos possam gerir melhor os riscos e não aumentem o Spread Bancário (diferença entre os juros captados e pelas instituições financeiras e as taxas cobradas do consumidor).

O Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, André Pereira, esclareceu que após discussões com representantes do sistema financeiro, chegou-se ao entendimento que a regra anterior aumentaria o risco aos bancos. Ele também esclarece que em casos excepcionais os bancos poderão dispensar o prazo de 30 dias e reduzir o limite de crédito logo após a comunicação ao cliente, quando os bancos identificarem risco de calote do cliente. Pereira ainda menciona que a medida não visa à redução do Spread, apenas a melhoria na gestão de risco e que ela poderá evitar possíveis aumentos a todos os clientes no futuro.

 

 

Por: Edson Barbosa

Revisado por:  Patrícia Costa

Anexos para downloads:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: