Inscrições do Sisu já estão abertas; Saiba como funciona o processo seletivo para universidades públicas

Sistema ficará aberto até o dia 24 de fevereiro

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa a receber inscrições nesta quinta-feira (16). Interessados em ingressar em universidades públicas devem ficar atentos ao prazo e dicas para melhor aproveitamento das notas. As inscrições são realizadas através do Portal Acesso Único do Ministério da Educação.

O processo tem como base a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e possibilita que o estudante se inscreva em até duas instituições de ensino. É possível se inscrever em duas universidades diferentes para o mesmo curso ou escolher o mesmo curso, na mesma instituição, em turnos diferentes. Também há chance de se inscrever para dois cursos diferentes na mesma instituição ou em instituições distintas, o mais importante é medir a estratégia para conseguir o ingresso.

Para os que não conseguirem aprovação de primeira, é possível ficar na lita de espera, que deve ser manifestada assim que o resultado estiver disponível, no dia 28 de fevereiro. A lista funciona como uma fila e, se algum aprovado desistir, a vaga fica para o seguinte. Caso a média dos concorrentes sejam iguais, a nota da redação funciona como critério de desempate.

Foto: Pexels.

 

 

Pesquisar