Iniciativa do SAMU visa sensibilizar população para a doação de sangue

Em alusão à passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue, o SAMU Macro Norte lançou a “Campanha Doe Sangue, Doe Vida – SAMU Macro Norte” com o objetivo de sensibilizar a sociedade e reunir seus colaboradores para um ato de solidariedade. Dessa forma, um grupo de funcionários do SAMU participará da Semana do Doador de Sangue no Hemocentro de Montes Claros, no dia 10 de junho, às 8h30.

Para quem não sabe, o dia 14 de junho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, como Dia Mundial do Doador de Sangue por ser a data em que nasceu o imunologista austríaco que descobriu o fator RH, Karl Landsteiner. Além do 14 de junho, o dia 25 de novembro (Dia do Doador de Sangue Voluntário) também lembra o gesto solidário, no Brasil, em virtude de um decreto presidencial, de 1964, que se refere à data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, afirma que ficou muito contente de como os funcionários abraçaram a campanha e que a adesão só não foi maior em virtude do SAMU Macro Norte estar presente com bases em 36 municípios do Norte de Minas e a doação de sangue só ser possível em Montes Claros, onde existe a unidade do Hemominas.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, lembra que o inverno, por causa de suas temperaturas mais frias e do período de férias escolares em que as famílias costumam viajar, é uma estação do ano em que há uma queda no número de doações e que a baixa no estoque de bolsas de sangue pode impedir procedimentos cirúrgicos e prejudicar muitas pessoas.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar