Iniciativa busca fundação de associação para criadores de pássaros em Vazante

Para criar ou manter pássaros em ambientes domésticos, a pessoa deve se associar a uma sociedade ornitofílica, ou seja, que possui efeito legal para a atividade. Um dos objetivos de criar pássaros nativos é protegê-los e preservá-los, podendo também ser para o lazer, a troca de experiências e a participação em campeonatos.

Em Vazante, um grupo de pessoas está se movimentando para a fundação de uma associação para os criadores de pássaros do município. Para isso, foi publicado um edital de convocação para a sua primeira Assembleia Geral. Ela será realizada no próximo domingo (8), às 17, na Rua Macaúba, 791, Bairro Vazante Sul.

De acordo com Cláudio Márcio, criador de pássaros e responsável pela iniciativa, o objetivo é abrir caminhos para que os criadores possam participar de torneios e incentivar à geração de renda com a atividade.

Segundo ele, na assembleia será aprovado o estatuto da associação para a criação da diretoria e, posteriormente, o registro da entidade junto aos órgãos competentes e a adesão de sócios para a sua formação.

Quem se interessar pela atividade pode obter mais informações sobre registros acessado o site de serviços do IBAMA. Ele é responsável pela gestão do SisPass, o sistema de controle e monitoramento utilizado pelos estados para a concessão das licenças de criação amadora de pássaros. No caso do Minas Gerais, o órgão ambiental responsável pelas autorizações é o Instituto Estadual de Florestas – IEF.

As informações são da Rádio Montanheza, associada AMIRT.

Foto: Rádio Montanheza

Pesquisar