Teve início nesta quinta-feira (29) a greve dos motoristas do transporte coletivo de Uberaba. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato da categoria, Roberto Alexandre Vieira, na madrugada de hoje, no início do turno de trabalho.
Segundo Roberto Alexandre, seria mantido o limite de 60% da frota ativo, mínimo exigido em determinação judicial. No entanto, estão circulando 81% do total.
As linhas que tiveram atrasos são: Rio de Janeiro, Interbairros 1, Interbairros 2, Jardim Iália, Residencial 2000, Chica Ferreira, Volta Grande, Boa Vista, Copacabana, São Cristóvão, Circular 2, Cássio Resende e BRT Beija Flor/ Manoel Mendes.
As empresas e a Prefeitura já foram notificadas sobre o movimento paredista, mas a deflagração da greve vinha sendo adiada à espera de um avanço nas negociações, o que não se concretizou. Nova rodada de negociações deve acontecer ainda pela manhã, por volta de 11h, entre a categoria e as concessionárias, segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã.
O representante sindical afirmou que a categoria já está mobilizada para a ação devido à ausência de uma proposta salarial até agora por parte das concessionárias. Motoristas estão realizando ato no Terminal Oeste.
Reunião entre Prefeitura e concessionárias de ônibus terminou na quarta (28) com programação de adiantamento de R$1,5 milhão do repasse do subsídio. A liberação da verba foi anunciada para viabilizar a negociação salarial com os motoristas e evitar a greve, mas a medida foi suspensa porque as empresas manifestaram que não seria suficiente para apresentar uma proposta de reajuste aos motoristas.
As informações são do JM Online, associado AMIRT
Foto: JM Online