Índios da tribo Xucuri Kariri de Caldas interditaram os dois sentidos da BR-459, no Sul de Minas, na manhã desta quarta-feira (27). Os 80 índios realizaram um protesto contra o posicionamento do Governo Federal sobre setor da saúde voltada para o os índios.
De acordo como grupo, na Tribo, existem um posto de atendimento e três enfermeiras trabalham diariamente no atendimento. Porém, os índios afirmaram que o governo quer a municipalização do atendimento da saúde nas aldeias.
Um dos índios comentou que o grupo precisa do posto médico no local, já que em casos de urgências é necessário atendimento.
A Polícia Rodoviária Federal esteve na rodovia e convenceu os indígenas a fechar apenas um trecho da via. O protesto durou cerca de meia hora e causou engarrafamento em Poços de Caldas e Pouso Alegre.
O Ministério da Saúde informou que não existe nenhuma medida provisória do governo federal que municipaliza os serviços de saúde nas tribos, com isso, as atividades continuam sendo realizadas normalmente.