Inadimplência dos consumidores sobe na Capital com alta dos juros e inflação

A inflação e os juros altos têm impactado no poder de compra dos consumidores e contribuído para o aumento da inadimplência. De acordo com a pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), em junho, o indicador de inadimplência da capital mineira registrou crescimento de 0,78% frente a maio. Na comparação anual, a alta chegou a 6,58%.

Mantendo junho como referência, ainda segundo a CDL/BH, a inflação em Belo Horizonte chegou a 11,64% no acumulado de 12 meses. De acordo com o presidente do órgão, Marcelo de Souza e Silva, o aumento da inadimplência é preocupante. Além do aumento dos juros e da inflação, que reduziu o poder de compras da população, há ainda um consumo reprimido em função da Covid-19. Com a retomada das atividades ao ritmo normal, muitos consumidores têm ido às compras e, sem planejamento, não têm conseguido quitar as dívidas.

Ainda segundo a pesquisa, a faixa etária responsável pelo aumento da inadimplência são os adultos entre 18 e 29 anos (55,1%). Nesta faixa etária, o endividamento ocorre, principalmente, pelo uso excessivo do cartão de crédito. Já o registro de dívidas entre os sexos foi praticamente igual. Sendo que homens concentravam 3,31% e mulheres, 3,21%.

Com informações do Diário do Comércio

Pesquisar