O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apreenderam aproximadamente 300 animais silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular em Caratinga.
Além de papagaios e maritacas, foram recolhidos trinca-ferros, coleiros, canários-da-terra, curiós e azulões. As aves ainda estão sendo contabilizadas e serão levadas para o Centro de Triagem do Ibama em Juiz de Fora, onde serão triados e, posteriormente, reabilitados e soltos na natureza.
Segundo informações do Núcleo de Comunicação do Ibama Minas Gerais, a ação faz parte da Operação Falsários, que está sendo realizada em várias regiões do Estado. O objetivo principal é fiscalizar fraudes na criação de animais silvestres, anilhas e cativeiro ilegal. O trabalho contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
Em Caratinga foram fiscalizados 12 criadores, sendo encontrados “criadores laranjas”, ou seja, quando o CPF é utilizado por outra pessoa, que não o titular. Em breve, o resultado final da operação em toda região será repassado pelo Núcleo de Comunicação do Ibama.
As informações são da Rádio Cidade Caratinga, associada AMIRT.
Foto: Rádio Cidade Caratinga