Guardas municipais chutam cabeça de motociclista durante abordagem em BH; veja o vídeo

Três agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte foram filmados agredindo um motociclista com chutes na cabeça durante uma ocorrência. O fato aconteceu no dia 3 de julho. No boletim de ocorrência, os guardas alegam que o motociclista caiu sozinho e que todos os direitos constitucionais do homem foram garantidos.

A ocorrência começou quando guardas municipais viram uma moto com a placa dobrada na avenida Gustavo da Silveira, no Horto, zona Leste da capital. Os agentes deram ordens de parada, mas o motociclista acelerou e uma perseguição foi iniciada. O homem foi alcançado pelos agentes na esquina da rua Itajubá com Pouso Alegre, no Bairro Floresta. Nesse momento, aconteceram as agressões.

No vídeo, registrado por uma câmera de segurança presente no local, mostra que assim que o homem desce da moto, um agente o derruba e chuta sua cabeça, na sequência, outro guarda repete a mesma agressão.

Um advogado que passava pelo local viu a ação e decidiu intervir, inclusive, filmando o acontecimento. Porém, os guardas municipais também prenderam o advogado, alegando que ele estaria dirigindo embriagado. O advogado negou a acusação. Ele ainda ressaltou que o vídeo contradiz a versão oficial dos agentes, presente no boletim de ocorrência do caso, que afirma que o motociclista caiu sozinho, não sofreu nenhuma lesão e, ainda, que todos os direitos constitucionais do homem foram garantidos.

O Comando Geral da Guarda Municipal viu as imagens e classificou o ocorrido como “extremamente grave”. Por isso, instaurou procedimento administrativo disciplinar que poderá resultar, inclusive, na demissão dos investigados, que estão afastados de suas funções.

Foto: Reprodução

Pesquisar