Governo anuncia corte em impostos em carros populares

Desconto pode ser de 10,79%

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (25), a redução de impostos, que terão finalidade de reduzir os valores dos carros novos no Brasil. A redução pode chegar até 10,79% nos valor final do carro e a medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil.

Segundo o vice-presidente e Ministro de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), o Governo reduziu os impostos sobre IPI, Pis e Cofins. Além disso, o plano da presidência é de abaixar ainda mais o valor. A ideia é apresentar um projeto que permitiria a venda direta dos carros a pessoas físicas. Atualmente este tipo de venda é autorizado apenas para CNPJ.

De acordo com o setor automotivo, esses descontos poderão fazer com que os carros populares novos voltem a custar menos de R$ 60 mil. Alckmin detalhou que a redução passará por três critérios. O primeiro o carro terá que ser acessível, então quanto mais barato for o carro, mais desconto ele terá. O segundo é a eficiência energética, é quem polui menos. O terceiro será priorizar as industrias que fabricam seus carros no país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisar