Até dia 30 de setembro, o público pode conferir a mostra Êxodos do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, na galeria Ampliart em Poços de Caldas.
A exposição retorna à galeria depois de 5 anos, destacando algumas das principais obras do fotógrafo.
Com o objetivo principal de provocar uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas mundiais, a mostra retrata a história de pessoas que foram obrigadas a deixar suas origens. São migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra. “É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum”, destaca o fotógrafo.
Sebastião Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho. Salgado foi obrigado a deixar o Brasil na década de 60, refugiando-se na França, o que fez com que ele se tornasse ainda mais sensível à causa daqueles que são obrigados a recomeçar a vida longe de sua terra natal. Entre 1993 e 1999, Salgado viajou por 40 países e fotografou a luta dos imigrantes, o que resultou no livro “Êxodos”, publicado em 2000.
Visitação
O horário para visitação da Exposição Êxodos é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada franca.
A Galeria Ampliart está localizada à Rua Paraná, 487, Bairro dos Funcionários.
As informações são do Onda Poços, associado AMIRT.
Foto: Onda Poços