Gabinete de Crise conversa com setores da sociedade sobre a Covid-19 em Manhuaçu

O Gabinete Intersecretarial de Crise para combate a Covid-19 realizou durante essa sexta-feira (15/01) reuniões com diversos setores da sociedade civil do município de Manhuaçu. As reuniões tiveram objetivo de transmitir informações e orientações para enfrentamento da pandemia na cidade e ouvir as demandas e sugestões de todos os segmentos econômicos e da sociedade. Os encontros foram de forma online e os convites feitos aos representantes de acordo com os setores.

O Secretário de Planejamento, Roberto Fully, destaca que a intenção da administração da prefeita Imaculada é ouvir a população, de forma setorizada, além de informar e instruir, antes de tomar qualquer decisão mais severa. “Estamos falando que queremos continuamente essas reuniões, porque não iremos tomar nenhuma medida sem ouvir a sociedade civil, quer seja as autoridades de saúde, a classe médica e também ao segmento econômico. A sociedade civil unida prevalecerá contra o vírus. Essa é a postura da administração da prefeita Imaculada, que quer diálogo transparência e informação. Vamos vencer o vírus, com informação. A postura do Gabinete em atender ao Comitê, é uma postura sempre de interação com a comunidade, o comitê já é em si, um ambiente de integração da sociedade civil com o poder público, o Gabinete é um órgão executivo que não pode deixar de fazer escuta com a sociedade. Já comunicamos que na próxima semana teremos reuniões com academias, bares, lanchonetes, setor de transporte, as escolas de ensino infantil e fundamental, nós vamos manter uma agenda positiva de diálogo constante com a sociedade”.

Representantes de instituições de educação

A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, conduziu as conversas com os representantes das faculdades e colégios que receberão os participantes do Enem. Ela apresentou a preocupação do Gabinete Intersecretarial de Combate à Covid-19 com a realização do Enem nos próximos domingos (17 e 24), onde mais de quatro mil candidatos participarão da realização das provas. A secretária destacou a necessidade de uma responsabilidade individual e solidária de todas as instituições que receberão os participantes para evitar a proliferação do vírus.

Os representantes apresentaram algumas ações já realizadas e discutiram propostas para os dias de aplicação das provas. Ficou decidido que não haverá distribuição de folhetos ou brindes das instituições para os participantes, e que a vigilância sanitária estará nas ruas verificando e impedindo possíveis aglomerações. As instituições ficaram ainda de encaminhar seus protocolos para a Vigilância Sanitária, que irá verificar os procedimentos adotados.

Comércio

O Secretário de Planejamento abriu a reunião e concedeu a palavra para o Secretário de Agricultura, Industria e Comércio, Sandro Tavares, que destacou que a administração está sensível a preocupação dos comerciantes e que qualquer decisão será tomada em consenso. O Secretário de Cultura e Turismo, Silvério Afonso, também participou da reunião e pediu o envolvimento de todos nessa causa, que não é apenas de Manhuaçu, mas de todo o mundo.

O Secretário de Planejamento lembrou aos participantes que os decretos editados em 2020 ainda estão em vigor e que os fiscais da vigilância sanitária tem poder de polícia administrativa, conforme legislação estadual de saúde. “Informamos as três diretrizes, que é informativa, educativa e fiscalizatória, e que nós estamos ampliando a ação de fiscalização, o horário de fiscalização, tanto na sede, quanto nos distritos, os dias de fiscalização e agora trabalhando integrado com a força de segurança pública, em particular com a Polícia Militar. Queremos tratar os desiguais na medida das suas desigualdades, aqueles que tiverem cumprindo as normas não terão sanções, mas aqueles que descumprirem, terá sanções”.

Os comerciantes pontuaram que é preciso mais fiscalização, pois existem comércios que não seguem as regras o que pode prejudicar aqueles que a seguem. Todos salientaram que Manhuaçu não pode pagar o preço, de um possível lockdown, sozinho. Outra sugestão foi que é preciso mais conscientização da população sobre o uso de máscara. “Se eu peço ao cliente para colocar a máscara, ele briga, diz que está perto de casa, fica com raiva, assim como entregadores e transportadores que atendem a cidade”, destacou o comerciante Thiago Huebra.

Os comerciantes destacam a importância desse contato com a classe e espera que este canal de diálogo permaneça, o que foi confirmado pelo Secretário de Planejamento quanto à permanência desse escuta permanente a classe, antes de tomar qualquer decisão. Ao todo foram 64 pessoas que participaram da reunião.

Igrejas

O Secretário de planejamento começou a reunião com os representantes das igrejas, destacando que o propósito de convidá-los para essa conversa é pedir ajuda a eles na propagação das medidas de prevenção contra a Covid-19, pois eles são líderes, formadores de opinião junto aos fiéis. A Secretária de Saúde pontuou que não se trata de uma questão só de saúde ou só de governo, mas de responsabilidade solidária. “Quando eu cuido de mim, eu cuido do próximo, quando eu não cuido de mim, eu não estou cuidando do próximo. Temos que fazer a nossa parte”, destacou Ana Lígia.

Foi informado aos participantes da reunião, que os decretos editados em 2020, ainda estão em vigor, principalmente quanto a proibição da entrada de crianças abaixo de 12 anos em comércios, prédios públicos e igrejas, por elas serem assintomáticas e vetores na propagação do vírus. Os líderes pontuaram que essa norma foi seguida no começo da vigência dos decretos, mas que passaram a ser questionados porque estava sendo permitida a entrada de crianças nos comércios e não havia fiscalização. Ficou decidido que será feita uma revisão dessa norma e depois comunicado aos líderes.

Os líderes apresentaram o modo como estão fazendo as celebrações e sugeriram que se faça uma norma unificada para as igrejas, com relação aos protocolos que devem ser seguido por eles. Todos se colocaram a disposição na divulgação de informações sobre a prevenção a Covid-19, inclusive com divulgação sonora em carros e sons das igrejas. Ao todo foram 24 representantes que participaram da reunião.

Secretaria Municipal de Comunicação de Manhuaçu

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar