O final de semana foi bem movimentado para os clubes mineiro, principalmente para aqueles que agitaram as semifinais do estadual. Atlético, Athletic, América e Cruzeiro proporcionaram diversos sentimentos aos seus torcedores, após as decisões do campeonato mineiro.
Campeonato mineiro
Atlético e Athletic se enfrentaram neste sábado (18), no estádio Independência. A partida foi o jogo de volta da semifinal do campeonato mineiro e terminou com a classificação do Galo. O Esquadrão de Aço entrou com a vantagem do empate, contudo, o Atlético precisava de uma vitória simples para se classificar e assim foi 1×0 para o clube Alvinegro, que se classificou para a final do campeonato pela 17° decisão seguida da competição.
O primeiro tempo foi marcado por poucas oportunidades de ambos os lados, o Athletic conseguiu controlar os atacantes do Galo. Já no segundo tempo, Coudet buscou mudanças em sua equipe e chamou Hyoran, Mariano e Pavón, com isso, a partida se abriu, o Atlético criou mais oportunidades e aos 8 minutos, Hulk, sempre ele, recebeu a bola, driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Galo.
Com o placar aberto e classificação escapando, o Athletic foi em busca do gol de empate e quase teve um pênalti marcado a seu favor, pois após análise do VAR, Felipe Fernandes foi chamado no monitor, contudo, ele não marcou a penalidade. E terminou assim, 1×0 para o Galo e classificação para a final, o torcedor ficou aliviado e comemorou a ida à final. Já o torcedor do Esquadrão de Aço, ficou decepcionado com a não classificação, mas orgulhoso da entrega do time em campo.
Na outra partida da semifinal, América e Cruzeiro se enfrentaram pelo jogo de volta da semifinal do campeonato mineiro, neste domingo (19), no estádio Independência. A missão da Raposa era difícil, pois a equipe precisava reverter um placar de 2×0. Com isso, o Cruzeiro foi para cima do Coelho, mas não conseguia criar grandes oportunidades. Para piorar a situação do clube Celeste, Aloísio em cobrança de falta, abriu o placar para o América.
Já no segundo tempo, Lucas Oliveira conseguiu empatar a partida para a Raposa, mas a missão era ainda difícil e ficou impossível quando Alê, aos 45 minutos da etapa complementar sacramentou a vitória e a classificação do Coelho. Após o triunfo, a torcida do América vibrou bastante. Agora o time Alviverde volta a mais uma final de campeonato mineiro e terá pela frente o Atlético.
Cruzeiro
A noite do torcedor Celeste foi sombria, pois após a derrota de 2×1 para o América e a desclassificação na semifinal do campeonato mineiro, o técnico da Raposa, Paulo Pezzolano pediu para sair da equipe Celeste. O anúncio de sua saída foi feito na entrevista coletiva após o jogo. Segundo Pezzolano, a decisão foi totalmente dele e já estava acertado desde dezembro de 2022.
Agora a diretoria Celeste corre para fechar com um novo técnico. O nome do português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, mais conhecido como Pepa, foi vinculado e deve ser oficializado pelo Cruzeiro ainda nesta segunda-feira (20).