Mais de 75 atividades serão realizadas no “11º Corredor Cultural”, entre os dias 24 e 26, para comemorar os 169 anos de Juiz de Fora. A programação foi anunciada pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), nesta sexta-feira, 17, em entrevista coletiva, e pode ser conferida em anexo. Mantendo seu perfil de pluralidade, a maratona cultural terá atrações em diversos segmentos, como teatro, dança, audiovisual, música, games, palhaçaria, artes visuais, contação de histórias e oficinas. A maior parte das atrações foi selecionada a partir de edital público, por meio do qual artistas e produtores culturais apresentaram suas propostas. Também foram incorporadas à programação atividades promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Todos os eventos terão entrada franca.
Mais uma vez, a Funalfa tem apoio da Unimed Juiz de Fora para realização do “Corredor Cultural”. Diferente de 2018, quando a parceria se deu por meio de renúncia fiscal, este ano a cooperativa fará repasse direto, já que o Governo federal adiou o lançamento da Lei de Incentivo à Cultura, inviabilizando a inscrição do projeto. “A Unimed não quis abrir mão de participar do ‘Corredor Cultural’, já consolidado no calendário de eventos da cidade. A experiência do ano passado foi muito enriquecedora, e nosso entendimento é de que investir em cultura é forma de valorizar a cidade e seus moradores”, disse a gestora de Comunicação e Marketing da Unimed Juiz de Fora, Flávia Rocha.
Já o diretor-geral da Funalfa, Zezinho Mancini, explicou que, em 2019, a Funalfa retomou o conceito original do “Corredor Cultural”, que é o de promover a ocupação do Centro, a partir do conceito de convergência: “Essa é uma característica de Juiz de Fora, que tem o Centro como ponto de encontro. A ideia é formar um grande corredor de atrações culturais e de entretenimento, capaz de estimular o encontro entre os artistas e o público, e de ambos com a cidade.” Entre os locais que abrigarão ações estão: Espaço Diversão & Arte, Museu Ferroviário, Teatro “Paschoal Carlos Magno”, Paço Municipal, Parque Halfeld, Cine-Theatro Central, Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM), Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, Pró-Idoso e praças Antônio Carlos e da Estação, além de ruas e galerias.
Também serão contemplados espaços fora do eixo central: Núcleo Travessia (Vila Olavo Costa), Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) (Bairro Benfica), Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Martelos), Parque da Lajinha (Teixeiras) e Museu “Mariano Procópio” e Centro Cultural “Dnar Rocha” (ambos no Mariano Procópio), além da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Benfica) e paróquias São Geraldo (Filgueiras) e Cristo Rei (Jardim do Sol).
Para facilitar o acesso à programação, a Funalfa lançou o site corredorculturaljf.com.br , onde o usuário encontrará a programação completa e informações sobre cada atividade. Foram criados filtros por dia, local e tipo de evento.
Novos parceiros
Durante a coletiva, Zezinho Mancini anunciou o interesse da Funalfa em buscar novos parceiros para o “Corredor Cultural”. Serão selecionadas propostas de pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar do evento como colaboradoras ou patrocinadoras, mediante a contrapartida de divulgação da marca. Foi aberto também cadastro para empreendedores do setor de alimentos, bebidas e outros, interessados em comercializar seus produtos durante a maratona cultural dentro do Teatro “Paschoal Carlos Magno” (Rua Gilberto de Alencar – Centro) ou no Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (Av. Getúlio Vargas, 200 – Centro). Em ambos os casos, a orientação é fazer contato com o Departamento de Acesso à Cultura, pelo telefone 3690-7036.
Fonte: PJF
Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora