Força-tarefa em Manhuaçu visa intensificar cumprimento do decreto 043

Uma “força tarefa” foi colocada nas ruas, composta por secretários do município, fiscais da secretaria de Fazenda e da Vigilância Sanitária, policiais militares, bombeiros militares e servidores da secretaria de Obras com o objetivo de fazer valer o decreto 043. O decreto, publicado na última semana, delibera sobre medidas de restrição ao fluxo de pessoas e do funcionamento dos estabelecimentos e atividades, em virtude da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19.

Grande parte das ações foram realizadas com base nas informações que chegaram através do contato pelo aplicativo WhatsApp que foi disponibilizado à população para que as denúncias fossem feitas. Esse dispositivo recebe as reclamações, responde com uma mensagem automática e em seguida o atendente direciona as denúncias fundamentadas ao coordenador do plantão dos fiscais.

Balanço das ações

A coordenação do Disk-Covid tem apresentado um relatório diário que traz todas as informações apuradas pelo número do aplicativo de mensagens. Na noite de sexta-feira, 22, o trabalho de monitoramento para encaminhamento às equipes de fiscalização foi bastante tranquilo e com poucas demandas. Foram direcionadas 6 denúncias, sendo duas relacionadas a lotação de veículo de transporte coletivo, festa de cerimônia de casamento em um restaurante da cidade e bar com aglomeração e perturbação do sossego.

Já no sábado, dia 23, as principais denúncias envolveram aglomerações em campos de futebol de alguns distritos, bares com venda de bebidas alcoólicas e movimentações em chácaras. No sábado foram 16 denúncias apuradas. A movimentação do domingo, dia 24, também seguiu a mesma rotina de sábado. Foram 13 denúncias oferecidas, principalmente quanto o descumprimento de estabelecimentos comerciais que fecharam as portas e mantiveram os clientes bebendo do lado de dentro, além de alguns registros de maior movimentação de pessoas em praças públicas.

Importante registrar que outras denúncias foram ofertadas por meio do Disk Covid no final de semana, muitas fora do propósito do serviço e outras pouco fundamentadas. O número de “trotes” também foi grande e esse tipo de contato não foi desconsiderado.

Resultado positivo

Diante do grande esforço das autoridades constituídas em enviar aquilo que dispunha de efetivo para realizar o trabalho de fiscalização, a equipe que foi às ruas conseguiu o objetivo que foi o de diminuir o fluxo de pessoas e evitar aglomerações. Locais e situações onde foram feitos os maiores registros de descumprimentos de medidas de prevenção à Covid-19 no final da semana anterior não registraram situação similar neste final de semana.

Assessoria de imprensa

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

%d blogueiros gostam disto: