Apesar do alerta para ciclone subtropical, meteorologista do INMET esclarece que condição ainda não foi confirmada
Devido ao aumento da baixa pressão atmosférica, deve chover o final de semana inteiro em Minas Gerais. A informação é do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, que explicou ainda que as chuvas vão ocorrer em diversas regiões do estado.
“Toda a convergência que vem da região Norte do Brasil, ou seja, o ar quente e úmido, vai favorecer ao aumento da nebulosidade e a ocorrências de pancadas de chuva principalmente no Centro, Noroeste, Norte, além do Triângulo Mineiro”, explicou.
Neste período do ano, o volume maior de água é comum por causa do encontro da umidade relacionada à baixa pressão. Desta forma, a umidade será direcionada para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Além disso, na próxima segunda-feira (26), pode ocorrer um ciclone subtropical, ou seja, temporais acompanhados de fortes ventos na costa Sudeste do país.
De acordo com o meteorologista do INMET, não há certeza de que o ciclone possa atingir Minas Gerais, porém, a situação está sendo acompanhada.
“A tendência é que temos a intensificação de uma área de baixa pressão sob o litoral no sudeste brasileiro, principalmente, entre o litoral do Espírito Santo e no Sul da Bahia, e isso poderá acarretar na possibilidade do desenvolvimento de um ciclone subtropical, mas ainda não está confirmada está condição”, ressalta Azevedo.
No decorrer da próxima semana, o volumes das chuvas deve ser significativo nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, além da Zona da Mata e toda região Central, incluindo Belo Horizonte e região Metropolitana.