Fernando Pacheco inaugura exposição “Espelhos de olhos, olhos de espelho” em Belo Horizonte

A galeria de arte Singular Galeria de Arte recebe as obras do artista plástico mineiro, que ficarão expostas do dia 25 de outubro ao dia 05 de novembro

“Espelhos de olhos, olhos de espelho” traz para o público a reflexão de que a arte é um reflexo do próprio eu e vice-versa, já que os aspectos humanos são  fonte inesgotável de inspiração para o artista. A reflexão trazida por Fernando Pacheco é que, ao fitar as obras, o espectador acorda fantasias e sonhos particulares que, misteriosamente, foram materializados em pinturas ou objetos. 

O artista descreveu esse processo de transferência da existência singular para um objeto palpável:

“Quando o fruidor olha uma pintura, aquele quadro é como um espelho, refletindo a própria pessoa. E quando a pintura volta para o olhar do espectador, volta como reflexão, ou seja, acordando fantasias e sonhos. Olhos no espelho é reflexo, pintura nos olhos é reflexão.”

Ao todo, a exposição conta com 60 obras, sendo 50 pinturas e 10 objetos tridimensionais criados ao longo da trajetória do pintor sem o planejamento prévio de que iriam compor a mesma exposição. A inauguração acontece no próximo sábado, dia 22 de outubro, restrita a convidados e na terça-feira, 25 de outubro, abre para visitação do público e fica até o dia 05 de novembro. A galeria Singular Galeria de Arte fica na rua Curitiba, 1592, Lourdes e funciona de 10h às 12:00 e de 14h às 18h. 

Sobre o artista

Natural de São João del-Rei, Fernando Pacheco é artista plástico e pintor reconhecido internacionalmente. Em sua trajetória expôs individualmente em todas as principais galerias de arte de Belo Horizonte e museus de todo o país, além de salões nacionais e internacionais. Conquistou 20 premiações e 45 distinções diversas, incluindo as Medalhas “Liberdade e Cidadania” (das cidades de Ritápolis, Tiradentes e São João Del Rei), a Medalha Santos Dumont, a Medalha Tomás Antônio Gonzaga da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, a Medalha da Inconfidência, dentre outras. 

Com a obra “Amor igual, em todos os sons e em todas as cores”, Pacheco participou da Mostra Rádio em Movimento em setembro deste ano, levando o prêmio como representante de Minas Gerais. A Mostra de Rádio em Movimento foi um projeto desenvolvido pela Amirt em comemoração ao centenário da radiodifusão no Estado. A proposta foi  apresentar aparelhos de rádio modelo Capelinha pintados por renomados artistas brasileiros. O rádio pintado por Pacheco teve a parte frontal preservada e as laterais e parte de trás decoradas com cores vibrantes, identidade imprimida em diversas obras. O artista também pintou uma santinha, em referência ao modelo de rádio Capelinha.

Foto: Pintura Reflexo x Reflexão | Reprodução do Instagram @fernandopachecoarte.

Pesquisar