Faturamento da indústria de MG cresce 1% no acumulado do ano

Apesar de registrar uma queda de 2,2% em julho na comparação com o mês anterior, o faturamento do setor industrial de Minas Gerais cresceu 1% no acumulado dos sete primeiros meses deste ano ante o mesmo intervalo de 2021. A informação é da Pesquisa Indicadores Industriais (Index), estudo divulgado nessa segunda-feira (5) pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O incremento registrado após meses de altas e baixas no desempenho do faturamento foi considerado moderado pela economista da Fiemg, Julia Silper. Segundo a especialista, esse resultado decorre do impacto nas exportações do setor extrativo mineral e de transformação.

Apesar do resultado moderado, de certa forma esperado, considerando o acumulado do ano, a Fiemg está acompanhando o atual cenário. Para Julia Silper, a expectativa é que a indústria mineira enfrente um cenário externo bem desafiador, o que pode impactar expressivamente no faturamento dos próximos meses. A começar por uma dependência do mercado chinês.

De acordo com a Administração Meteorológica da China (CMA), uma onda de calor recorde que se estende por toda a nação há 26 dias tem provocado apagões e fechamentos de indústrias. Outro fator, segundo a economista, e que tem impactado o setor industrial não somente em Minas, mas em todo o País, é o lockdown chinês. Ontem, o governo chinês decretou a ampliação das medidas de fechamento de polos industriais, tecnológicos, logísticos e comércio sem fim previsto.

Com informações do Diário do Comércio

Foto: Pixabay

Pesquisar