Familiares de detentos fazem novo protesto em Manhumirim

Familiares de detentos do presídio de Manhumirim fizeram um novo protesto em frente à Unidade Prisional na tarde desta terça-feira, 04/07.

A manifestação foi um ato pacífico reivindicando a volta das visitas aos internos da Unidade e cobrando respostas das autoridades de saúde e do sistema prisional sobre o estado de saúde dos detentos e as providências que estão sendo efetivamente adotadas.

Entramos em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, que emitiu uma nota  sobre o assunto:

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen MG), esclarece que várias ações têm sido adotadas diariamente por unidades prisionais de todo o Estado, incluindo Manhumirim, para controle e contenção do coronavírus no ambiente prisional. Dentre elas, está a suspensão das visitas, medida necessária para diminuir o trânsito de pessoas externas, assim como a entrega de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros itens, para evitar a circulação de materiais contaminados.

Destaca-se que esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais e recebidos, via Correios, com envio opcional por parte das famílias. Todos os kits enviados por meio postal são inspecionados, por questões de segurança, e estando em conformidade com a legislação, são entregues aos presos.

Vale ressaltar que o Presídio de Manhumirim dispõe ainda de todos os canais de comunicação acessíveis ao cidadão, para contato entre presos e familiares. Semanalmente, a unidade realiza uma média de 40 comunicações por cartas, 50 ligações telefônicas e 20 visitas por videoconferências.

Com relação à manifestação desta terça-feira (4/8), a direção do Presídio de Manhumirim não foi oficialmente notificada sobre sua ocorrência e, sendo assim, não tomou conhecimento sobre a pauta de reivindicações.

Att.
Ascom/Sejusp”

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar