O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (IPSERV) foi alvo da ação de estelionatários nesta quarta-feira (8). Segundo a chefe do departamento financeiro e de investimentos da instituição revelou à Polícia Militar, um homem entrou em contato se passando por funcionário da Caixa Econômica Federal solicitando a alteração de uma senha máster. Em posse da informação, ele fez transferências diversas para conta desconhecida, das quais algumas foram estornadas, deixando prejuízo de cerca de R$ 115 mil. O caso será investigado.
Uma mulher de 49 anos informou a Polícia Militar que por volta de 11h30 desta quinta-feira (8), uma funcionária que trabalha no mesmo setor que ela no IPSERV recebeu uma ligação no telefone da instituição, onde a pessoa se identificou como Marcelo, um funcionário da Caixa Econômica Federal. Ele pediu para falar com a solicitante, que é chefe do departamento financeiro e de investimentos da instituição. Devido ao cargo, ela detém uma senha máster do sistema da Caixa.
Ao atender a ligação, o suposto funcionário Marcelo lhe disse que iria atualizar o sistema do banco para melhorias e que, para a atualização, precisaria da senha dela e de outra senha máster.
Na sequência, foi repassado para ela via ligação um link de acesso ao banco. Acreditando que realmente se tratava do funcionário da Caixa, tendo em vista ele ter seus dados, a mulher entrou no link repassado pelo golpista.
Contudo, para ter acesso ao sistema do banco são necessárias duas senhas de acesso. Então, a mulher entrou com a própria senha e quando a diretora executiva iria entrar com sua senha o sistema expirou a página.
Por volta das 13h, o gerente da Caixa entrou em contato com esta funcionaria via WhatsApp, querendo confirmar algumas transações que foram realizadas, tendo em vista ter recebido um alerta da Central de Segurança do próprio banco. Ainda de acordo com a mulher, o gerente estranhou a movimentação na conta, tendo em vista a mudança de banco por parte do governo municipal.
Imediatamente a vítima respondeu que não foi feita nenhuma transação por ela, momento em que o gerente tentou estornar alguns valores. Contudo, não foi possível estornar algumas transações, totalizando a quantia de R$ 114.497,50 (cento e quatorze mil quatrocentos e noventa e sete reais e cinquenta centavos).
A mulher ainda informou a PM que para ser realizada qualquer movimentação no banco são necessárias além das senhas de acesso, é necessária a assinatura eletrônica, o que não foi digitada por ninguém daquela instituição.