“Estávamos tomando água de esgoto”: reclamam moradores do bairro Bom Pastor, em Manhuaçu

Moradores da rua José Camilo de Avelar, no bairro Bom Pastor, ficaram revoltados com a notícia de que estavam consumindo água contaminada pela rede de esgoto que se rompeu durante uma obra do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na esquina com a rua São Simão.

No local, o SAAE realizava uma obra de reparo, quando num incidente, a rede de esgoto foi rompida e a lama contaminada se misturou com á água que abastece as casas.

Num primeiro momento a autarquia comunicou aos moradores de um prédio no final da rua, informando que não era para utilizar da água e uma equipe realizou a limpeza da caixa d’água do prédio.

Adalto Cabral, um dos moradores, ficou indignado com o descaso do SAAE, em tomar medidas necessárias para que todos fossem informados sobre o problema.

Ainda de acordo com ele, 24 horas após o incidente, moradores começaram a sentir mal cheiro na água e outros, principalmente crianças, começaram a passar mal, entre elas, um bebê de apenas dezoito dias.

Adalto explicou ainda que os demais moradores só ficaram sabendo do ocorrido através de troca de mensagens de grupo de WhatsApp, onde eles começaram a postar fotos da água turva que estava saindo das torneiras. Em contato com o SAAE, eles foram informados que deveriam fechar os registros e esvaziarem as caixas d’água e fazer a limpeza das mesmas.

Ainda na noite de sexta-feira, 08, equipes do SAAE realizavam a limpeza das caixas d’água das casas, mas somente depois que os moradores conseguiram contato e alguns funcionários foram designados para auxiliar os moradores.

Resposta do SAAE

Em contato com a direção da autarquia, em nota informaram que durante o reparo da rede esgoto no cruzamento das ruas José Camilo Avelar e São Simão, um incidente ocasionou no rompimento da rede de água e parte do barro que estava contaminado se misturou com a água que estava dentro do cano que abastece as residências.

A princípio, sendo constatado a contaminação de um prédio no final da rua, foi tomada as medidas pertinentes ao caso e até aquele momento não haviam constatado contaminação de outras residências no local e que após serem contatados a autarquia enviou uma equipe para o local para auxiliar os moradores.

Jailton Pereira

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar