Tem coisa mais linda do que as luzes de Natal? Somente o sorriso das pessoas que se deslumbram com tanta luz, cor e congraçamento que a época produz, não é mesmo? Casas, prédios, ruas e avenidas, praças e até automóveis se cobrem de luz e cor para saudar essa verdadeira “festa das luzes”.
Árvores de Natal, presépios, guirlandas, piscas-piscas e diversos outros adornos luminosos e coloridos dão a tônica dos ambientes, mas é preciso tomar bastante cuidado com a instalação e o uso desses enfeites, sobretudo os elétricos.
De acordo com o Coordenador de Projetos da Energisa, Mateus Cardoso, o consumidor teve ter um cuidado com a instalação e compra destes produtos. “Mesmo sendo novos, é preciso uma atenção especial para prevenir acidentes elétricos. O primeiro cuidado é escolher produtos de boa qualidade, que já começa tendo todas as informações de segurança nas embalagens, além de indicações de potência, tensão e as corretas instruções de uso”, explica.
Para prevenir incêndios, fica a dica: evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de “T”, também chamado de benjamin, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento (que gera perda de energia e aumento no valor da conta). “Outra medida importante é fazer uma revisão nas instalações elétricas, contando sempre com um eletricista capacitado e certifique-se de que os equipamentos elétricos não estão perto de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico”, orienta Mateus.
Para prevenir choques, é preciso dar atenção também para a possível existência de fios desencapados, com a parte metálica aparente. “Com a capa de proteção, evitam-se choques e fuga da corrente elétrica, que é desperdício de energia. Se o material a ser usado foi comprado ano passado ou em anos anteriores, ligue o sinal de alerta: verifique se esse material está em condições de uso, se ele está ou não desgastado”, ressalta o Coordenador.
Mates Cardoso ainda alerta quanto ao aumento de consumo nesse período. “Para evitar aumento no consumo, escolha equipamentos com menor potência e dê preferência às lâmpadas de LED, elas são mais eficientes, com brilho intenso e duram mais que as convencionais. O uso consciente também é muito bem-vindo: só ligue os equipamentos quando houver, de fato, necessidade”, frisa.
Segurança
Preocupados também com a segurança, quanto aos riscos de incêndios e quedas de altura, o Corpo de Bombeiros de Manhuaçu alerta para estes cuidados.
Segundo Tenente Ferraz, Comandante do 1º Pelotão, da 2ª Cia de Bombeiros de Manhuaçu é preciso ficar de olho se a tomada aquece. Além dos riscos de choque elétrico e incêndio, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e o consequente aumento no consumo.
“Evite colocar luzes e piscas-piscas em estruturas metálicas, pois elas podem conduzir energia caso haja algum tipo de fuga de eletricidade no equipamento e provocar choque elétrico. Luzes em áreas externas devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica. Sabe por quê? Estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios e aumentar riscos de acidentes”, destaca o Oficial
Tenente Ferraz lembra ainda que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados. E nunca instale nada perto da rede de energia. “O risco de quedas quando da instalação da ornamentação de natal, nos telhados, fachadas, árvores e até mesmo dentro de casa é muito grande, por isso procure um profissional da área e mesmo em pequenas alturas, utilize o EPI”, fala.
Mais dicas
– Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.
– É importante que material comprado seja atestado pelo Inmetro.
– Para evitar desperdício de energia, desligue os aparelhos e enfeites de Natal quando sair de casa ou na hora de dormir.
– Vai desligar os aparelhos? Nunca puxe pelo cabo ou fiação. Para tirá-lo da tomada, utilize o plugue. Assim você evita problemas!
– Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.
– Importante: fiação sempre fora do alcance das crianças.
– Evite instalar a iluminação próximo de cortinas, estofados e colchões, pois em caso de um superaquecimento pode resultar em um incêndio.
Jailton Pereira
Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu