Segundo a administração municipal, o problema já foi solucionado; Contribuintes lesados podem pedir a restituição do valor
Um erro no processamento dos pagamentos no sistema da prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fez com que os moradores que quitaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 em cota única, com vencimento entre os dias 10 e 15 de março, recebessem um novo boleto com vencimento em abril.
Por meio das plataformas digitais, a Prefeitura de Contagem emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (24), alertando a população quanto ao erro no sistema. Conforme o órgão, o problema já foi devidamente resolvido e a nova cobrança deve ser desconsiderada.
À Itatiaia, a administração municipal esclareceu que o sistema tributário do município estava programado para conciliar os pagamentos e enviar a 2ª parcela somente para aqueles que optaram pelo pagamento parcelado, e a 1ª e 2ª parcelas para os inadimplentes. “Infelizmente foi enviado também àqueles que pagaram à vista”, diz em nota.
A prefeitura de Contagem ressaltou ainda que o problema não se trata de um golpe, apenas erro no sistema que já foi resolvido. “Assim que o problema foi identificado, uma nota de esclarecimento foi publicada no endereço da Receita Municipal receita.contagem.mg.gov.br” para alertar os moradores.
Por fim, o Executivo explica que se algum contribuinte efetuou o pagamento da parcela, mesmo tendo realizado o pagamento à vista, ele deve acessar o endereço eletrônico e solicitar a restituição do valor, ou encaminhar-se ao prédio da Receita Municipal no endereço: Av. João Cesar de Oliveira, 6.620 – Sede – Contagem – e protocolar presencialmente o pedido.