EMCANTAR realiza oficinas para 300 educadores de Uberaba e região

Trocar experiência e agregar alternativas de ensino-aprendizagem ao processo de educação formal. Esse é o objetivo da formação para cerca de 300 educadores de escolas públicas de Uberaba e região, em Minas Gerais. Quem realiza a formação voltada para educadores de séries iniciais até coordenadores pedagógicos e diretores é a Cia Cultural EMCANTAR, que tem, para isso, o reconhecimento do Ministério da Educação – MEC.
Em Uberaba, são mais de 250 educadores, coordenadores e diretores de escolas do ensino infantil envolvidos em mais de 30 horas de formação lúdica e humanizadora. Segundo Fabiana Mendonça, que é coordenadora pedagógica da Casa do Educador e organizadora da formação na cidade, a Tecnologia Parangolé da Cia Cultural EMCANTAR já é utilizada na formação dos profissionais de Uberaba.
As oficinas acontecem na Casa do Educador Profª Dedê Prais, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, com patrocínio da Casa do Chocolate. Serão realizadas nove oficinas, de 18 a 22 de junho, com 30 educadores cada, e a expectativa é no futuro estender a formação também para o ensino fundamental. “Trabalhamos tanto a ludicidade no ensino infantil, mas quando a criança passa para o fundamental, há uma quebra e ela não necessariamente está preparada para enfrentar essa mudança”, justifica Mendonça.
Depois de muita experiência na utilização da arte e da cultura como ferramentas de ensino e aprendizagem, a Cia – que já envolveu mais de 20 mil pessoas em seus processos de formação – teve um de seus trabalhos chancelado no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. Chamada de Tecnologia Educacional Parangolé, a metodologia auxilia educadores na busca de alternativas para tornar o processo educacional mais interessante e efetivo.“O objetivo da formação em Araguari e Uberaba é que, na prática coletiva, adultos e crianças possam redescobrir maneiras de educar e aprender através de canções e brincadeiras”, explica Ana Lopez, que é coordenadora do EMCANTAR Social, vertente da Cia Cultural EMCANTAR, que atua diretamente nestes trabalhos de formação com educadores.
Serviço: Uberaba
18 de junho de 19h às 22h
19 e 21 de junho de 8h às 11h, 13h às 16h e 19h às 22h
20 de junho: 13h às 16h e 19h às 22h
Local: Casa do Educador
Arte-Educadora: Ana Rabelo e Carlos Júnior
Contatos: (34) 3513-7220 / contato@emcantar.org
Informações para imprensa:
Michele Borges / (34) 9.9630-8242 / michele@cicloassessoria.com

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: