Pela primeira vez, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) realizou as Eleições Unificadas, para a escolha da diretoria de várias associações que estavam aptas a participar do novo processo, que aconteceu no último domingo,28. Durante meses, o trabalho de orientação aos presidentes e candidatos foi discutido com a diretoria do COAMMA, que teve a assessoria da equipe Doctum Júnior na preparação de toda a documentação das entidades, que ainda não tinham feito as adequações em consonância ao Código Civil. Ao todo, pelo menos 18 associações participaram do pleito eleitoral e, outras quatro que não estavam com a documentação correta devem realizar a eleição no mês de agosto. Os moradores participaram ativamente, exercendo assim, a cidadania em prol do crescimento de cada bairro, bem como o fortalecimento da entidade. Para facilitar a condição de os moradores entenderem a intenção de cada candidato, o COAMMA passou orientação a todos de que deveriam elaborar, no mínimo três propostas para serem discutidas com as famílias e, ao mesmo tempo ouvirem sugestões para serem colocadas em prática.
Em todos os bairros, os candidatos à reeleição e novos candidatos se mobilizaram a fim de motivar cada morador deslocar até o local de votação, para participar da escolha da diretoria do bairro, que terá 02 anos de mandato. De forma unânime, em todos os bairros a organização e o comportamento dos moradores fez a diferença, para que a eleição transcorresse sem anormalidade. Para a presidente do Conselho das Associações de Moradores, Marines Bragança, as Eleições Unificadas seguramente foram marcantes, até mesmo para reestruturar as entidades, para uma gestão de trabalho mais organizado. “O que queremos agora de cada diretoria, é um trabalho com afinco e determinação. A unificação foi um marco importante para todas as associações”, detalha Marines Bragança.
Bairro Petrina: votação expressiva
Os moradores participaram de forma ativa para a escolha da nova diretoria da associação. A chapa única encabeçada por Davi Messias Vieira Pereira e vice Márcio Ribeiro foi eleita com 172 votos sim e, apenas um contra. Durante todo o trabalho de campanha, a organização dos integrantes da chapa ganhou destaque. O novo presidente apresentou propostas de trabalho para os moradores. Segundo Davi Messias estará trabalhando para fortalecer a associação, promovendo a unidade de comunidade com projetos participativos, além de auxiliar na prestação de serviço na área de saúde, apoio social e jurídico e realizar eventos culturais, recreativos e desportivos. “Agradeço aos moradores, que saíram de suas casas para votarem em nossa chapa. Tudo faremos, para buscarmos o crescimento do nosso bairro”, disse o novo presidente da Associação de Moradores.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste
Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu