Você é do tipo de pessoa que anota tudo aquilo que recebe ou gasta?
Um levantamento pelo SPC Brasil mostra que 21% dos brasileiros confiam na própria memória para registrar as despesas financeiras. O que não é um bom sinal, principalmente para quem pretende sair do vermelho.
O levantamento do SPC mostra também dados sobre a educação financeira. 45% dos brasileiros admitem que não controlam o próprio orçamento. Brasileiros que controlam as despesas anotando em um caderninho ou lançando na planilha somam 55%.
Formula mágica não existe e planejar tem sido a palavra do momento, tanto que a Lorena Lopes sabe disso desde pequena. A editora de audiovisual começou a trabalhar fazendo serviços domésticos para mãe, dentro de casa mesmo e tudo que ela recebia era anotado na agendinha. Hoje a agendinha evoluiu e reúne as principais despesas da casa e tudo que é gasto, é colocado nela.
O educador financeiro Anderson Gonçalves, justifica que registrar as despesas e os ganhos, pode ajudar no diagnostico das finanças.
Hoje a tecnologia está tão avançada que até dos smartphones é possível fazer o lançamento de uma despesa. Tem também aplicativos de bancos que auxilia. Cada compra feita utilizando o cartão de crédito ou de débito fica na planilha. É a possibilidade de organizar a vida para planos futuros.
Postado originalmente por: Nova FM