Dois homens são presos pegando filhotes de trinca-ferro no ninho

O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, através de militares do 3º Pelotão em Manhuaçu, prenderam dois homens com filhotes de trinca-ferro ainda nos ninhos.

A ocorrência neste domingo, 03/11, aconteceu quando os policiais realizavam patrulhamento na zona rural do Córrego Caratinga, em São João do Manhuaçu.

Durante patrulhamento, os militares observaram duas motocicletas escondidas em meio à lavoura de café e, de imediato, pararam para averiguar. Em sequência, suspeitaram que pudesse se tratar de caçadores. Após algum tempo, surpreenderam dois homens trazendo consigo cinco filhotes de pássaros da fauna silvestre brasileira (Trinca-Ferro), ainda no ninho.

Os militares de Meio Ambiente deram voz de prisão em flagrante aos autores por crime ambiental e apreenderam as motocicletas por estarem sendo usadas na prática do delito.

Os dois homens admitiram que possuíam outros pássaros em suas residências. Nas residências deles, os militares encontraram outras aves mantidas cativas de forma ilegal.

Os autores, um de 50 e outro de 36 anos, foram conduzidos para assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência e também foram multados em R$ 45.992,96.

Os militares contaram com o apoio da equipe da PM do Pelotão de Realeza, que auxiliaram e contribuíram para o sucesso da ação.

No total, os policiais apreenderam um viveiro, quatro gaiolas, dez pássaros da fauna silvestre: um corrupião/sofrê, quatro trinca-ferro adultos e cinco trinca-ferro filhotes, dois ninhos e duas motocicletas.

As aves foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil de Manhuaçu para posterior encaminhamento a entidade que cuidará dos filhotes até que possam ser soltos na natureza.

 O Tenente Nazareno Rodrigues explicou que essa pratica cruel é comum em nossa região. “As pessoas retiram os animais da natureza privando-os de uma vida livre para simplesmente atenderem a um capricho particular, contudo, essa ação é ilegal e a Polícia Militar de Meio Ambiente está trabalhando incansavelmente para coibir tais delitos. Eu convido as pessoas de bem para que possam auxiliar a Polícia nesse trabalho de preservar a natureza. Denunciem irregularidades ligando para o Disque Denúncia 181. O sigilo e garantido”.

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu