3,4 milhões de pessoas se inscreveram para tentar o vestibular que dá acesso às instituições de ensino superior públicas e privadas
No próximo domingo (13) acontece a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem), com questões de linguagens e ciências humanas e redação. A segunda etapa acontece no dia 20, com provas de matemática e ciências da natureza. Nessa reta final, controlar a ansiedade é uma das coisas mais importantes para obter um bom resultado.
A essa altura, os locais de provas, regras e critérios de pontuação já foram decorados por aqueles que se prepararam o ano todo para realizarem a prova. Mas com a ansiedade, pode ser que algo fique para trás, então confira o check list do que você precisa saber:
- No primeiro e segundo dia de prova os portões serão abertos 12h e fecham às 13h em ponto, com início da prova às 13:30. Neste domingo, a prova termina às 19h e no segundo dia, como não há redação, o gabarito será recolhido 30 min antes, às 18h30.
- Carteira de Identidade (RG) ou outro documento com foto é indispensável; documentos digitais oficiais também são válidos
- Cartão de confirmação de inscrição
- A caneta para realização da prova precisa ser preta e de material transparente
- Garrafinhas também precisam ser transparentes e sem rótulo
Outras dicas importantes para não errar ao preencher o gabarito:
- Reserve 30min para preenchê-lo
- Não esqueça de preencher qual a cor e a frase do caderno de provas
- Na prova de linguagens de todos os cadernos terão cinco questões de inglês e cinco de espanhol,responda às questões com o idioma que escolheu no dia da inscrição da prova, que também pode ser consultada no site do Inep
Descansar x maratonar conteúdos
Desde o início do mês os candidatos brincam sobre o estado emocional pré-enem no Twitter.
https://twitter.com/stemnaluv/status/1587970732306350082
nao aguento mais pensar em enem, redaçao, repertorio, tese, questoes no padrao do enem, o que levar pro enem
— malu (@portgassDmary) November 8, 2022
Apesar das descontrações, é preciso levar a questão à sério e realizar técnicas de relaxamento e autocuidado nos dias que antecedem as provas, como respiração consciente, yoga, meditação ou atividades físicas variadas. Para quem já está ansioso, realizar maratonas nesses últimos dias pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade.
Em um vídeo animado, o médico e cientista brasileiro Dráuzio Varella explica o que é e como reagir a uma crise de ansiedade:
Foto: Reprodução da internet.