Hoje, 16 de Abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Um momento de celebração e conscientização da população sobre a importância da voz. A campanha, idealizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, teve início no Brasil em 1999 e desde 2003 passou a ter expressão internacional, com eventos organizados em diversos países, que servem como alerta para ajudar a identificar sintomas de diversos distúrbios vocais.
Para quem utiliza a voz como instrumento de trabalho por exemplo, sabe a importância de manter a voz sempre bem cuidada. Para a fonoaudióloga Bárbara Pelez, a voz é instrumento poderoso na comunicação, principalmente para aqueles que fazem uso profissional, como locutores, vendedores, telemarketing.
Para sua boa conservação é fundamental uma boa hidratação. Tomar muita água durante o dia e também enquanto realiza atividades vocais é uma das recomendações para a manutenção e cuidado da voz. Além disso, ter qualidade de sono, fazer atividades físicas e ter uma alimentação saudável são algumas dicas indispensáveis.
Segundo Barbara, existem alguns tipos de alimentos que nos fazem mal e causam pigarros, mas, em contrapartida, outros nos auxiliam a combater problemas com a voz. “Comer maçã e tomar sucos naturais cítricos são excelentes opções para isso. Por outro lado, se você toma muito café, refrigerante e faz muito uso de açúcar, por exemplo, fique atento, isso tudo pode aumentar o pigarro. A dica para estas pessoas é diminuir o uso destes alimentos”, orienta.
Entre diversas atitudes inadequadas e que causam problemas nas cordas vocais, estão: uso diário do ar condicionado; pouca ingestão de água; consumo de café; consumo de cigarro; tosse e pigarro constantes; pouca ingestão de água.
Fique atento a qualquer mudança no trato vocal, como por exemplo: alterações na voz; tosse frequente; alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz; frequente pigarro ou rouquidão.
Estes são os principais sintomas que estão entre os sinais de alerta para prováveis problemas vocais. Se necessário, procure um fonoaudiólogo.