Em 25 de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador Rural! É um bom momento para refletir sobre a importância desse personagem dentro do cenário econômico brasileiro. Ao longo dos anos, a classe alcançou muitas conquistas, e o avanço tecnológico no setor tem provocado um grande aumento de demanda por profissionais mais qualificados.
A origem do Dia do Trabalhador Rural
O Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi criado pelo Decreto de Lei n.º 4.338, de 1º de maio de 1964. A data foi escolhida em virtude da morte do deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963) no dia 25 de maio de 1963. Ele foi um dos principais defensores dos direitos dos trabalhadores rurais, e sua morte acabou se tornando uma data especial para a luta dos profissionais da classe.
Também em homenagem ao deputado, em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, nomeado como Lei Fernando Ferrari. Essa foi uma grande conquista para a categoria. O produtor rural ganhava algumas garantias, como assistência médica, aposentadoria por invalidez, pensão para a mulher, entre outros benefícios. Embora sejam direitos primários em comparação com os dias de hoje, na época, foi um grande avanço histórico.
Sobre esta data, nossa equipe conversou com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos.
Camila de Souza
Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu