Defesa Civil inicia formação de núcleo de proteção na região sul

A Defesa Civil de Juiz de Fora realiza a primeira reunião para formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da região sul nesta segunda-feira (16). O encontro será o primeiro de nove, promovidos durante dois meses, com o objetivo de preparar moradores para a melhor percepção sobre ações de defesa civil, proteção e prevenção. A iniciativa busca integrar a comunidade e os órgãos do poder público, por meio da capacitação de moradores da localidade. Os módulos serão semanais e acontecerão na Escola Lions Centro, na Estrada da Graminha, 1.860, Bairro Graminha, às 19 horas.

No conteúdo, a equipe da Defesa Civil abordará desde conceitos que estruturam a criação do grupo, como regras de convivência e o fortalecimento de pertencimento, até a apresentação do trabalho do órgão, mapeamento de risco, noções de primeiros socorros e realização de simulado. “A intenção é capacitar voluntários para terem uma noção de Defesa Civil, podendo agir na identificação de problemas e na prevenção. Eles não substituem o nosso trabalho, mas atuam no reconhecimento rápido de situações e trazem essa informação para a Defesa Civil”, afirmou a supervisora de Serviço Social do Departamento de Prevenção e Ações Intersetoriais (Dpai), Nádia Barbosa.

A região sul é a segunda área da cidade a ser contemplada com o núcleo. Em dezembro do ano passado foi finalizada a capacitação do Nupdec da região leste. Nove voluntários concluíram o processo, realizado no Bairro Linhares. No Graminha, 18 pessoas estão inscritas para participar do curso. Além destas, outras terão a possibilidade de integrar a organização. Ipiranga também receberá etapa de montagem do núcleo na zona sul. O motivo é o tamanho da área abrangida pela região. Ainda não há data definida para início da atividade com este grupo.

Os Nupdecs têm por objetivo envolver a população no processo de reflexão sobre a realidade do local, incentivando a conscientização, com a finalidade de minimizar riscos de desastres. Os participantes se tornam efetivamente multiplicadores e parceiros da Defesa Civil, levando as informações adquiridas para suas famílias e sua comunidade.

Os voluntários são previamente selecionados através de mobilização realizada pela Associação dos Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil (Avadec), União Juiz-forana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos (Unijuf), centros de Referência em Assistência Social (Cras), unidades básicas de Saúde (UBSs) e equipamentos locais.

 

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar