Estudo realizado em São Paulo aponta substâncias medicinais encontradas nesse pigmento
Usado comumente como corante de alimentos, a curcumina têm propriedades que podem auxiliar na prevenção e no combate ao câncer de estômago, pois em sua composição são encontradas substâncias terapêuticas.
De acordo com os pesquisadores, as proteínas que compõem a estrutura do pigmento formam um nucleossomo que executa a função de matriz, sendo assim um regulador natural das atividades celulares.
A pesquisa relata que analisando o quadro de pacientes com câncer gástrico, houve alteração da expressão de histonas, proteínas quem compõem o nucleossomo, que seria onde as proteínas da curcumina agiriam, formando uma matriz e quebrando a formação de variações malignas no nucleossomo.
Através da compactação química da cadeia de aminoácidos e adição de outro grupo de proteínas se faz a expressão de genes. Por este motivo, possíveis tumores são interrompidos ainda em seu processo de formação.
Outros compostos também executam esse papel de moldar as histonas na formação do nucleossomo, o resveratrol, que é encontrado nas sementes de uva e no vinho tinto, a quercetina, encontrada em brócolis, cebolas e maçãs e o butirato de sódio, presente em alimentos onde se tem fermentação de fibras alimentares.
Por: João Costa
( Com supervisão de Patrícia Marques)