Corpo de Bombeiros em Uberaba tem 14% do contingente infectado por covid-19

Foto/Arquivo JM


A informação foi confirmada pelo Tenente-Coronel Anderson Passos, Comandante do 8º BBMMG em Uberaba

Seis bombeiros do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Uberaba, estão licenciados porque testaram positivo para covid-19. O número representa 14% do total de bombeiros disponíveis na cidade, e o índice supera, em muito, os 0,5% de bombeiros infectados na soma dos batalhões de todo o Estado.

De acordo com o Tenente-Coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM, dos 24 bombeiros que já foram infectados pela doença desde o início da pandemia, nenhum deles teve sintomas graves ou precisou de intubação.

A porcentagem dos afastamentos de bombeiros de todo o estado mineiro, de acordo com a assessoria de imprensa do CBMMG, atualmente, representa 0,61% de casos confirmados, de um total aproximado de pouco mais de 6 mil bombeiros. Não houve nenhum óbito entre os militares.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o comandante Passos analisou que a estatística de 0,5% pode ter sido uma “incompreensão da informação total”.

“O que me parece é o seguinte: entre todos aqueles bombeiros que apresentaram sintomas, 0,5% de fato configuraram o resultado positivo. Essa é a interpretação que eu fiz. Essa informação veio da sala de imprensa de Belo Horizonte, então não sei de onde retiraram os números. Acredito que possa ter sido uma interpretação incorreta dos números”, explica o comandante.

O Tenente-Coronel também afirmou que a cidade continua no padrão do Corpo de Bombeiros de toda Minas Gerais.

“Eu também fui pego de surpresa por esse número. A realidade aqui em Uberaba tem sido muito aproximada da realidade do Estado. Vou solicitar que façam a conferência destes dados”.

Apesar do número alto de infectados, Anderson faz uma avaliação positiva do rigor das normas adotadas pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar.

“A população e os colegas podem ficar tranquilos. Somos uma profissão, uma função, que está na linha de frente, em contato com várias pessoas. Bem como os jornalistas também estão, mas existe um protocolo, e estamos o seguindo.”, finaliza Passos.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar