Convênio entre FIEMG e Apex vai facilitar exportação de indústrias mineiras

Exportar fica mais acessível ainda aos industriais de Minas Gerais. Convênio firmado pela FIEMG com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) garantiu, nesta terça-feira (5), o lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) para Belo Horizonte (e região metropolitana), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Montes Claros (Norte de Minas). A unidade funcionará no Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação.

Municípios da Região Metropolitana de BH e localizados em um raio de 100 quilômetros de Juiz de Fora e de Montes Claros, explica a coordenadora do novo núcleo, a analista de Negócios Internacionais do CIN Verônica Winter, serão atendidos presencialmente pela equipe da FIEMG. Já as empresas situadas em cidades mais distantes, e tenham interesse, poderão receber suporte on-line. A Federação mantém outro Núcleo do Peiex em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

“O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, fala que o desenvolvimento da indústria sempre depende da melhora do ambiente de negócios do setor. E é isso o que estamos fazendo aqui, introduzindo esse Núcleo do Peiex. Precisamos aumentar a exportação de manufaturados, de produtos com valor agregado, que, acredito, é o que a maioria de vocês tem a oferecer”, ponderou, na abertura do evento, o presidente da Câmara da Indústria da Defesa da Federação, René Wakil.

Verônica Winter frisou que o convênio para abertura da unidade agrega o que o CIN já oferece, que é impulsionar a internacionalização das indústrias mineiras. “Essa sinergia entre a FIEMG e a Apex permite que as empresas possam se internacionalizar de forma assertiva, a partir de um trabalho direcionado para o perfil de cada uma delas”, reforçou.

 

Desenvolvimento regional

“A Apex Brasil e a FIEMG têm uma relação natural. No ano passado, apoiamos mais de 14 mil empresas. Buscamos investir naquelas que têm valor agregado, de todos os portes. Das 4 mil qualificadas em 2021, 70% são pequenas e quase 10% já estão exportando. Exportar impacta no desenvolvimento regional”, observou a coordenadora de Qualificação da Apex Brasil, Rita Albuquerque.

Analista de Negócios Internacionais da Apex Brasil e gestor do convênio Peiex-FIEMG, Ulisses Medeiros Júnior ponderou que há 25 anos a agência é a responsável oficial pela promoção dos negócios internacionais e de atração de investimentos estrangeiros para o país.

Veja aqui mais imagens do lançamento do novo Núcleo do Peiex

Serviço:

Lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em Belo Horizonte

Como ter acesso: e-mail [email protected] e/ou telefone (31) 3263-4718

As informações são da FIEMG

Pesquisar