Nesta segunda-feira (18), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, inaugurou a Central de Monitoramento de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, em Belo Horizonte.
A solenidade ainda contou com a participação da secretária nacional de Políticas para as Mulheres do MMFDH, Ana Reis; o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; e o presidente do Tribunal, desembargador Gilson Soares Lemes.
O objetivo da central é fortalecer o fluxo de dados e informações entre os órgãos, aprimorar as políticas públicas relacionadas às mulheres vítimas de violência em todo o Estado, além de possibilitar ações mais pontuais de combate aos crimes de violência doméstica e familiar.
Nove viaturas e equipamentos de informática, que serão destinadas às patrulhas de prevenção à violência doméstica. foram entregues pela ministra aos militares mineiros.
Violência contra a mulher
De acordo com o Atlas de Violência, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 10 anos a média brasileira de feminicídiosn ficou em 3,5. Já em Minas Gerais, terceiro Estado com a menor taxa de homicídios para cada 100 mil mulheres, a média foi de 2,7.
Assista a reportagem completa:
Clique aqui para baixar o vídeo.
Foto: divulgação/PMMG