Capes congela bolsas de mestrado e pós-doutorado na UFU e na UFTM

Bolsas de mestrado e pós-doutorados de cursos nota 3 das Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foram congeladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A medida do Ministério da Educação (MEC) não contempla as bolsas de doutorado.

De acordo com informações da Capes, o valor das bolsas é de R$ 1.500 para mestrado e R$ 2.200 para doutorado e todas as áreas foram afetadas pelo congelamento.

A Capes também anunciou a mudança na concessão das bolsas de pós-graduação e no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). A assessoria do órgão esclarece que cursos com duas avaliações nota 3 consecutivas em 2013 e 2017 e cursos avaliados com nota 4 na Avaliação Trienal 2013 e que caíram para nota 3 na Avaliação Quadrienal de 2017 tiveram, a partir do mês de junho, 70% das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado congeladas para entrada de novos bolsistas.

De acordo com o órgão, o critério foi estabelecido com o propósito de alinhar a concessão de bolsas no país à avaliação periódica da Capes, preservando os cursos melhor avaliados nos últimos 10 anos.

Em todo o Brasil, foram congeladas 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-doutorado, totalizando 2.724 bolsas, o equivalente a 2,9% das bolsas concedidas para a pós-graduação. O congelamento não afetará nenhum bolsista que atualmente recebe o benefício da Capes.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foram congeladas um percentual de 64,4% de bolsas de mestrado e doutorado.

Já na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o percentual de bolsas de mestrado e doutorado congeladas são de 50% e no Pós-doutorado de 66,7% com 6 bolsas congeladas e 3 concedidas, no total das 9 inicialmente concedidas. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar