Campanha Maio Amarelo começa esta semana visando abaixar os índices de morte no trânsito em Uberaba

Reprodução

Começa esta semana a campanha Maio Amarelo, promovida Secretaria Municipal de Defesa Social (SDS)/Educação no Trânsito. A abertura do evento acontecerá no dia 8 de maio, na praça Jorge Frange, com diversas atrações.

Durante todo o mês serão realizadas blitze educativas, encontros em empresas de transporte coletivo, palestras em escolas, conscientização de motoristas e pedestres sobre o uso da faixa e uso do celular, ações nos terminais de transporte coletivo, entre outros.

Além das ações ao longo do mês de maio, existe ainda uma programação que deve acontecer até o final de 2019. Em junho, por exemplo, está agendada a chegada de duas carretas da Fundação Mafre, equipadas com bicicletas e velocípedes.

Levantamento divulgado no fim do ano passado pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS) apontava que 27,25% das mortes por acidente de trânsito registrados entre 2013 e 2017 envolvem automóveis. Conforme o levantamento, que é a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, o CID-10, sobre as causas externas com veículos e trânsito, entre os anos de 2013 e 2017, foram 891 óbitos na regional de Uberaba – composta por 27 municípios – por acidente de trânsito, a maioria automóvel, com 376 mortes, isto é, 42,20%.

Em segundo lugar na regional estão os acidentes com motociclistas: ao todo foram contabilizadas 139 mortes nestes últimos cinco anos, sendo 15,6% do total.

Já especificamente no município de Uberaba, foram 345 mortes por acidentes de trânsito e, assim como na região, o que mais registou óbito foram os acidentes com automóveis; em segundo lugar são mortes com veículos não identificados, com 80 casos; em terceiro são os motociclistas, sendo que 59 morreram por acidentes de trânsito nos últimos cinco anos; e em quarto lugar são os pedestres, 43 morreram em acidentes de trânsito em Uberaba, de 2013 a 2017.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar