O Cadastramento Escolar 2019 ocorrerá entre os dias 11 e 22 de junho. Fundamental para garantir vaga na rede pública de ensino no próximo ano, o processo, será feito pela internet, através de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). Quem não tem acesso à internet poderá procurar a escola municipal ou estadual mais próxima de sua casa.
O cadastro estará aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2019. Ele é unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais e é essencial para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.
A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição.
O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, também será realizado através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet, no portal da Secretaria de Estado de Educação.
A inscrição é gratuita, e os pais ou responsáveis poderão acessar o portal de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à Internet, para cadastrar o candidato.
Quem deve se inscrever
Deverão ser inscritas crianças que vão iniciar os estudos na rede pública, alunos vindos de outras cidades ou oriundos de escolas particulares, e os estudantes que queiram retomar os estudos, seja qual for o ano do Ensino Fundamental, incluindo candidatos à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Quem não deve ser inscrito
Em nota divulgada nesta terça-feira (5), a prefeitura de Muriaé informa que “os alunos que completarem 6 anos até 30 de junho de 2019 e que já se encontram matriculados na rede pública de ensino de Muriaé terão suas inscrições realizadas pela sua escola.”
Matrícula em dezembro
A matrícula dos inscritos no Cadastramento será unificada na rede pública de ensino – estadual e municipal – e deverá ser realizada no período de 17 a 21 de dezembro de 2018.
O candidato cadastrado que efetuar matrícula no prazo estabelecido terá vaga assegurada. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.
Documentos necessários para efetivação da matrícula
Além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:
– cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente.
– cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua;
– comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.
Fonte : Radio Muriaé / Agência Minas e Ascom da prefeitura de Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé