
Com a presença da Amagis, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, no dia 27 de fevereiro, o novo Fórum ‘Hudson Gouthier’, na Comarca de Bom Despacho (Centro-oeste mineiro). O edifício possui dois pavimentos, com mais de 2.100 metros quadrados de área construída, oferecendo infraestrutura moderna e completa, incluindo espaço para Cejusc, Juizado Especial, Tribunal do Júri e setores de apoio como secretarias, gabinetes dos juízes, assessorias, psicossocial e administração, entre outros.
Bastante prestigiada, a cerimônia de inauguração foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e contou com a presença do corregedor-geral de Justiça do Estado, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, do superintendente de Obras do TJ, desembargador Ronaldo Claret, da diretora do Foro da Comarca, juíza Rafaella Rodrigues Moreira Lima, da juíza Sônia Helena Tavares de Azevedo, além de diversos outros magistrados, servidores e autoridades locais. A presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere Couto, e o ex-presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, ambos naturais de Bom Despacho, também prestigiaram a solenidade.

Atualmente, a comarca de Bom Despacho conta com duas varas: a 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, sob responsabilidade da juíza Sônia Helena Tavares de Azevedo, e a 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, dirigida pela juíza Rafaella Rodrigues Moreira Lima. Com o novo fórum, todo o atendimento jurisdicional ficará centralizado em um único espaço, eliminando a necessidade de locações externas para abrigar outros departamentos e oferecendo espaço para três varas.
Em seu pronunciamento, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, agradeceu a todas e todos que se dedicaram à missão de entregar à população de Bom Despacho uma moderna edificação que atenda aos interesses dos cidadãos e cidadãs do município e região. Ressaltou ainda o compromisso do Tribunal com a continuidade das gestões anteriores e com a oferta de um atendimento mais acessível, sustentável e acolhedor à população.
“É uma alegria muito grande para o Tribunal de Justiça, porque nós temos a oportunidade de entregar a muitas pessoas novas instalações, que vão facilitar o trabalho e a vida da comunidade local. As novas instalações do Fórum Hudson Gouthier garantem que juízas e juízes, promotoras e promotores de justiça, defensoras e defensores públicos, advogadas e advogados, além de servidores, possam trabalhar em um ambiente acessível, sustentável e muito mais confortável”, afirmou o desembargador.
O presidente do TJMG parabenizou a todos os envolvidos na concretização do projeto e fez uma menção especial à presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto.
“Temos que ter duas constatações. A primeira, que nós demoramos muito tempo para colocar uma mulher na presidência da Amagis. E a segunda, ainda bem que nós colocamos a dra. Rosimere, que certamente ficará na história de nossa Associação, não apenas por ser a primeira mulher, mas pelo histórico de lutas e de realizações que ela já tem e que certamente terá à frente da Amagis”, concluiu.
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, filha da terra, afirmou que seu coração bom-despachense havia sido tomado por múltiplas emoções nesse dia histórico. A magistrada relembrou os primeiros passos de sua carreira jurídica, dados em Bom Despacho, onde atuou como advogada. Agora, como juíza do TJMG e presidente da Amagis, Rosimere Couto manifestou seu orgulho e satisfação em ver a inauguração do novo Fórum.
“Sinto imensa alegria, pertencimento e felicidade por essa conquista, que, antes de ser da magistratura e do Judiciário local, é do cidadão e da cidadã, dos nossos jurisdicionados”, afirmou.
A magistrada ressaltou o impacto positivo da entrega do novo fórum na pacificação social e no acesso à Justiça.
“Esse é um avanço para toda a comarca, para todos aqueles que têm a nobre missão de levar a pacificação social e dos que confiam e buscam justiça no Judiciário”, afirmou.
Para a diretora do foro, juíza Rafaella Rodrigues Moreira Lima, a inauguração representa um marco para Bom Despacho e para toda a comunidade local.
“Para mim, como diretora do foro, é uma honra participar deste momento histórico, que simboliza não apenas o avanço na infraestrutura do Poder Judiciário, mas também o compromisso contínuo com a prestação de uma justiça célere, eficiente e acessível”, destacou a juíza Rafaella Rodrigues Moreira Lima, reforçando o compromisso da equipe de servidores e colaboradores com um atendimento humanizado.
A Comarca
A Comarca de Bom Despacho, localizada no Centro-Oeste mineiro, foi instalada em 15 de abril de 1936 e abrange o município-sede, além da cidade de Moema e do distrito de Engenho do Ribeiro.