Aumento no número de casos de COVID-19 acende alerta na Regional de Saúde

Na última avaliação do plano Minas Consciente, a microrregião de Saúde de Manhuaçu foi classificada com maior grau de risco quando comparada as demais microrregiões de Saúde em todo o Estado de Minas Gerais. Essa informação foi repassada pelo Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, através de vídeo divulgado nesta sexta-feira, 04.

Segundo ele, 70% dos casos confirmados de coronavírus e 80% dos óbitos da macrorregião Leste do Sul aconteceram na microrregião de Manhuaçu. Juliano Estanislau informa que essa classificação é feita com base em análise de indicadores que avaliam a incidência do vírus, a capacidade operacional e assistencial do território e a velocidade de avanço da epidemia. “Outro ponto importante é que na mesma avaliação feita pelo “Minas Consciente nesta semana a macrorregião Leste do Sul foi classificada novamente com a orientação de onda amarela. A microrregião de Saúde de Manhuaçu permaneceu na orientação de onda vermelha com um agravante que é o aumento no número absoluto no indicador. Já as microrregiões de Viçosa e Ponte Nova avançaram para a onda verde”, disse.

O Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, salienta que cabe ao poder municipal decidir se segue a orientação da macrorregião, ou seja, onda amarela, ou se segue a direção da microrregião – que está inserida na onda vermelha. “Mas, cabe a todos nós adotarmos medidas condizentes com a situação critica que estamos vivendo. Em que pese a angústia de todos nós com as restrições, continuamos recomendando as posturas de distanciamento social, de evitar aglomerações e exposições desnecessárias e da adoção de protocolos de procedimentos de prevenção amplamente discutidos por toda a mídia”, ressaltou.

Juliano Estanislau enfatiza que somente com a conscientização, cooperação e com atitude, principalmente, da população, o impacto dessa epidemia será minimizado e vencer a guerra contra a COVID-19.

Danilo Alves

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar