Atendimento nas UPAs se aproxima do limite, informa Funepu

Foto/Arquivo

A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu, gestora das Unidades de Pronto Atendimento de Uberaba, registrou no mês de fevereiro um aumento exponencial de atendimentos realizados nas duas unidades hospitalares e encara um possível colapso caso o número de demandas não diminua. A informação é do médico responsável técnico pelas unidades, Márcio Dias. Em entrevista à Rádio JM na manhã desta quinta-feira (11), ele revelou que as unidades tiveram um aumento de quase 100% do fluxo de atendimentos realizados em fevereiro.

“A procura está grande. Ontem (10), não sei se por coincidência, já que a situação no Brasil só piorou, foi o dia mais crítico nas UPAs. Chegamos a ter quase todas as unidades com saídas de oxigênio lotadas, ocupadas por pacientes. Não tivemos lista de espera, ninguém ficou sem ser atendido, mas é uma situação que nunca havia ocorrido. Nossa capacidade de atendimento está no limite, ontem nós tivemos fluxo de atendimento 100% a mais que normalmente”, revela Márcio.

Ainda, o responsável apresenta a realidade dos atendimentos próximos a datas comemorativas e informa a dificuldade em administrar pacientes com estado grave avançado da doença.

“Geralmente, temos muitas reclamações das UPAs nas segundas-feiras. Na primeira segunda-feira após ano novo tivemos aumento de 250 atendimentos de casos com problemas respiratórios. Na primeira segunda após carnaval tivemos aumento de 230. Ontem (10), tivemos aumento de 190 pacientes. Os pacientes estão chegando com quadros mais agravados, então é um atendimento muito mais demorado. Essa situação tumultua o nosso trabalho, porque além do volume de pacientes ser maior, eles chegam com caso agravado da doença”, finaliza Márcio Dias.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar