Inspirados pelo tema “Com a Mãe Abadia, os filhos e filhas e toda a natureza clamam em dores de parto”, e o lema “Das águas sujas, em Romaria, na luta pela terra e pelas águas, fontes de vida”, padres, diácono, leigos e leigas, representantes de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), movimentos e pastorais das cidades de Romaria, Uberaba, Uberlândia e Patrocínio realizaram a 11ª reunião de preparação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja celebração de culminância vai acontecer no dia 10 de novembro, na cidade de Romaria, Alto Paranaíba, pertencente à Arquidiocese de Uberaba (MG).
Entre os participantes da reunião estiveram presentes o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, padre Márcio Ruback; Waldeci, José Oliveira e frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG); padre Ronan, da Paróquia São José Gameleira e animador das CEBs da Arquidiocese de Uberaba; diácono Yuri; Luzia, das CEBs de Uberlândia, além de várias lideranças da Paróquia de Romaria e outras paróquias da Arquidiocese.
Vários foram os encaminhamentos dessa fecunda reunião relacionados à divulgação da XXII Romaria, à discussão do Tema e Lema em seminários, Rodas de Conversa e outros eventos em instituições de ensino superior das cidades circunvizinhas a Romaria, à Semana Missionária e à programação do dia 10 de novembro de 2019, um domingo.
Um dos pontos altos nessa caminhada da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais será a Semana Missionária realizada de 2 a 9 de novembro de 2019, em parte da Arquidiocese de Uberaba e das Dioceses de Uberlândia e Patos de Minas. No dia 1º de novembro, todos os missionários e missionárias participaram de um Encontro de Formação em Uberlândia.
O grande empenho de muitas pessoas envolvidas em várias cidades da região, a dedicação da equipe de coordenação e, de modo especial, a alegria evangélica e a responsabilidade com que o arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, o reitor do Santuário Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, Padre Márcio Ruback, e a comunidade de Romaria acolhem essa XXII Romaria, fazem-nos vivenciar a feliz expectativa de uma expressiva participação de romeiros e romeiras e a certeza de um lindo e profético encontro dia 10 de novembro na cidade de Romaria.
Nesse tempo de tantos crimes cometidos contra a mãe terra, contra a irmã água e contra as filhas e filhos de Deus e da mãe terra, em nosso estado de Minas Gerais e no Brasil, tempo de liberação desenfreada de agrotóxicos a espalhar ainda mais veneno no meio ambiente e nos alimentos que consumimos, faz-se urgente nossa tomada de posição corajosa e profética de denúncia das situações de morte e do anúncio da esperança ativa, transformadora, libertadora!
Convidamos todas as pessoas de boa vontade para nos unirmos em torno da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. Vamos organizar caravanas em nossas cidades e seguirmos, em romaria, em defesa da vida em toda sua biodiversidade, como verdadeiros seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que defendeu e defende a vida em abundância para todos e todas e para toda a criação (Cf. Jo10,10).
Informações: arquidiocesedeuberaba.org.br
Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu