ANTT autoriza reajuste de 5,36% para ônibus interestadual e internacional

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta sexta-feira (16), o reajuste de 5,360% a ser aplicado sobre o coeficiente tarifário dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros operados por autorização especial. Dessa maneira, a agência fixa o aumento em R$0,102222 a cada passageiro e por quilômetro. O reajuste entra em vigor a partir da zero hora do dia 18 de fevereiro, este domingo.

A decisão já está publicada no Diário Oficial da União (DOU). Por meio de nota, a agência explica que os aumentos do preço do diesel ao longo de 2017 influenciaram no reajuste do percentual tarifário. De acordo com a ANTT, a realização do cálculo da tarifa leva em consideração a totalidade dos custos da operação desse tipo de serviço. Dessa maneira, o reajuste do transporte rodoviário deve incluir, entre outros elementos, todos os gastos com combustíveis, lubrificantes, peças, acessórios e novos veículos, bem como despesas com recursos humanos.

Ainda conforme a agência, cada item de custo tem sua variação apurada por índices oficiais específicos divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que possa entrar no cálculo do reajuste.
 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar