‘AMIRT Entrevista’ recebe o proprietário do maior grupo de comunicação do Centro-Oeste de MG, Mayrinck Junior

Considerado um dos maiores nomes da comunicação do Centro-Oeste mineiro, Mayrinck Junior é, hoje, diretor do Sistema MPA de Comunicação e vice-presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT). O radialista e empresário vê grande importância no rádio se comunicar bem com as novas mídias digitais. Para ele, é necessário também que o radialista se torne um influenciador, para melhor aproveitar as oportunidades do meio.

Em entrevista exclusiva realizada pelo Portal AMIRT, Mayrinck fala sobre a relação do rádio com as novas tecnologias. Além disso, com base em seus vários anos de convivência com o veículo, o empresário comenta sobre projetos e estratégias que ajudam na adaptação do rádio à realidade digital.

Confira a entrevista:

1- Com o meio digital cada vez mais consolidado, o rádio e a televisão também precisaram se adaptar às novas mídias. A partir de quando você começou a sentir que era necessário criar um perfil das emissoras do Sistema MPA nas redes sociais?

Mayrinck: A partir de 2010 priorizamos a ocupação profissional das plataformas digitais. Vislumbramos estas plataformas como grandes ferramentas de formas a fortalecer o veículo rádio. Ampliou muito o alcance do rádio no mundo digital, a parceria perfeita do OFF+ON.

 

2- Como essa adaptação do rádio à realidade das mídias digitais pode contribuir para o desenvolvimento da emissora?

Mayrinck: O rádio foi o único veículo que conseguiu aproveitar em tempo real a internet. As mídias digitais deram rapidez na interatividade Cliente/Rádio/Ouvintes e profissionalizaram as redes digitais da rádio, criando uma forte identidade da emissora junto a este público digital. E hoje é imprescindível o uso destas ferramentas para o rádio 4.0.

 

3- A gerente de Marketing Marina Silva explicou que emissoras do Sistema MPA terão um perfil no Spotify. Como foi feito esse trabalho? Você acredita que essa nova plataforma pode fazer com que a emissora atinja mais pessoas e locais? Como isso pode contribuir para a consolidação da marca?

Mayrinck: A definição de produzir playlists é uma forma de colocar nesta plataforma Spotify aquilo que nossas emissoras realizam no dia a dia em sua programação. São 14 playlists, cada uma voltada a um público com estilos musicais específicos. Desta forma, teremos mais uma fonte de receita, basicamente adaptando profissionalmente a música de cada rádio para o público definido no Spotify. Hoje temos profissionais que sabem os detalhes para tal.

 

4- O rádio tem se adaptado cada vez mais para acompanhar as novas formas de consumo de informação. Além do rádio como veículo, o radialista/locutor também precisa se renovar e se apoiar às novas tecnologias. Você fala muito sobre tornar o profissional um influenciador. Explique sobre a importância deste processo, principalmente no que diz respeito à publicidade no rádio.

Mayrinck: Hoje temos de ter comunicadores preparados para operar as multiplataformas. Este profissional tem de saber filmar e editar em celular, saber postar nas inúmeras redes. Este comunicador deve também ser relevante nestas redes, ou seja, um influenciador. Este modelo de negócio já existe aqui em nossas rádios.

A importância está clara, pois, se o cliente definir este modelo de compra, a rádio tendo este profissional fechará a campanha, e neste modelo o comunicador ainda receberá por tal trabalho em seu perfil sendo um influenciador.

 

5- O rádio multiplataforma amplia as possibilidades do veículo, incluindo publicidade, campanhas, projetos e até shows. Qual a importância desses novos negócios para a emissora?

Mayrinck: A nossa receita era somente no OFF. Com a ocupação bem-feita e gerenciada, com relevância nas redes digitais, a mídia ON completa este novo modelo de vendas, gerando importantes métricas. As nossas plataformas ON, já agregam 20% das receitas:

  • 01- Portal de notícias: www.sistemampa.com.br
  • 02- Facebook: das rádio 94Live / Nova Sertaneja / Minas FM /
  • 03- Youtube: Sistemampa / TV Candides
  • 04- Instagram: 94Live / Nova Sertaneja / Minas FM /
  • 05- Vários Podcast no Deezer e Spotify

Os eventos externos de nossas emissoras são outra forte fonte de receita. Vou citar os 2 melhores produtos atualmente em nossas emissoras:

  • 01- Estúdio Móvel: A rádio funciona on-line das 07:00hs às 19:00hs. A unidade móvel é instalada na porta do cliente. O formato é uma injeção de adrenalina nas vendas do cliente. Nos últimos 12 meses fizemos mais de 90 eventos.
  • 02- A Comitiva Nova FM e a transmissão ao vivo durante 5 dias da Divinaexpo é o nosso carro-chefe de vendas.

 

 

Escola Indígena Xukurank

Pesquisar