ALMG irá homenagear centenário do rádio no Brasil em reunião especial

Evento, que acontece no Plenário JK, terá transmissão ao vivo na TV Assembleia e no canal do YouTube

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima segunda-feira (26), uma sessão solene com homenagens ao 100 anos do rádio no Brasil. Comemorado no dia 25 de setembro, o dia nacional do rádio terá comemorações em todo o país.

Em Minas Gerais, o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Luciano Pimenta, receberá a placa comemorativa durante a solenidade. A reunião especial vai ressaltar a importância do rádio como meio de comunicação. O evento está marcado para acontecer no Plenário JK, na Assembleia, a partir das 20h.

Como forma de prestigiar o marco do centenário das transmissões radiofônicas, bem como uma demonstração de união e força aos legisladores mineiros, a AMIRT convida os radiodifusores mineiros para celebrar os 100 anos do veículo.

100 anos do rádio no Brasil

Em setembro de 1922, nasceu oficialmente o rádio brasileiro. Especificamente, no dia do centenário da Independência, o Brasil contou com uma comemoração diferenciada. Seria a transmissão à distância e sem fios, da fala do presidente, que na época era Epitácio Pessoa, na inauguração da radiotelefonia brasileira, no estado do Rio de Janeiro.

Apesar dessa primeira transmissão, o rádio no país ainda era feito de forma amadora. Apenas em 1923 que Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por isso, o dia 25 de setembro, dia do nascimento de Roquete, foi escolhido como o “Dia Nacional do Rádio”.

Foto: ALMG

Pesquisar