Agência do banco Mercantil pode virar apenas posto de atendimento

 

Foto/Jairo Chagas

Direção do Sindicato dos Bancários realizou ontem protesto diante da agência do Mercantil do Brasil, que poderá se transformar em posto de atendimento

Mais um protesto de bancários em Uberaba. Desta vez, o Sindicato dos Bancários de Uberaba se mobiliza contra a possibilidade de transformação da agência do banco Mercantil do Brasil em um posto de atendimento, em razão da redução significativa do número de funcionários. A mobilização faz parte do “Dia Nacional de Lutas” e ocorreu na porta da agência, na avenida Leopoldino de Oliveira. Os bancários distribuíram panfletos para os clientes e usuários contra a medida promovida pela instituição financeira.

De acordo com o presidente da entidade, Diego Bunazar, os desligamentos feitos desde o início da pandemia apontam para a reestruturação da instituição bancária, desprezando o potencial de negócios em Uberaba. Segundo ele, já foram demitidos 25% de todo o corpo de funcionários na agência, sendo que, no início do ano eram vinte funcionários e agora reduziu-se para quinze.

A maior parte dos desligamentos está concentrada nos caixas e no setor administrativo. Para Bunazar, o processo de demissões mostra que o estabelecimento está perdendo o porte de agência para ser transformado em Posto de Atendimento, vinculado a Uberlândia. “As demissões centradas nessas áreas do banco sinalizam que a unidade do Mercantil será transformada em posto de atendimento”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários.

Ainda de acordo com o dirigente, a possibilidade traz inúmeros prejuízos já que a maior parte dos clientes é de pessoas idosas e carentes, que precisa de atendimento presencial, mais humanizado. Porém, com as demissões, estas pessoas vão padecer nas longas filas e receber atendimento precarizado. “Lamentamos essa situação”, diz.

O banco não nega que a agência de Uberaba será transformada em posto de atendimento. Por meio da assessoria de imprensa, o Mercantil informa que está promovendo adequações em algumas cidades. Estas adequações ocasionam, inevitavelmente, alterações e ajustes em seu quadro de colaboradores. O banco destaca que o respeito aos colaboradores e a transparência das ações são premissas que fazem parte da cultura da instituição e ressalta que todo o processo está sendo conduzido com o compromisso de minimizar os impactos para as pessoas.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar